20.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Festas continuam, pessoas ignoram poder de transmissão da Covid-19

“No começo eu nem saía de casa de medo, agora está muito difícil ficar trancado.”

Cocaína e munições apreendidas no local onde acontecia festa, em Marmeleiro.

Mesmo com todas as orientações para as pessoas adotarem o distanciamento social, em virtude da pandemia de coronavírus, a Polícia Militar continua registrando festas clandestinas em toda a região. Sábado, por volta das 22h, a PM recebeu diversas denúncias de aglomeração de pessoas e algazarras em um bar na Seção Progresso, interior de Francisco Beltrão. Além disso, o Jornal de Beltrão tem recebido diversas queixas de reuniões e festinhas particulares em residências.

Um jovem consultado pela reportagem do Jornal de Beltrão, que terá sua identidade preservada, diz que muitos de seus amigos “perderam o medo da Covid-19” e que a vontade de se reunir entre os jovens tem sido maior ainda nestes últimos dias, quando as temperaturas mais altas retornaram à região. “No começo eu nem saía de casa de medo, agora está muito difícil ficar trancado. Acho que começaram errado, já que agora que seria o momento de todos ficarem em casa”, comentou. A orientação é que nem mesmo reuniões de família sejam feitas neste período de pandemia de coronavírus.

Festa com 40 pessoas
No caso em específico, os policiais encontraram cerca de 40 pessoas no interior do estabelecimento. Percebendo a chegada da polícia, vários participantes correram para uma mata próxima. Após revista pessoal em quem permaneceu no local, a polícia encontrou com um homem três invólucros de cocaína. Policiais e cães de faro do Canil do 21º BPM foram acionados e encontraram embaixo de um colchão, em um quarto anexo ao bar, seis munições calibre 38. O dono do estabelecimento foi preso pela posse das munições e o outro homem pela posse da droga.

- Publicidade -

Os policiais constataram que o número de frequentadores extrapolava a capacidade permitida, além do fato das pessoas ali presentes não utilizarem máscaras de proteção individual, descumprindo o Decreto Estadual 4886 de 19 de junho de 2020, além dos decretos municipais vigentes. O proprietário também não tinha alvará de funcionamento.

Poder de transmissão é alto
Lembrando que a Covid-19 tem alto poder de transmissibilidade. E os sintomas, quando ocorrem, se assemelham aos de uma gripe comum como: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar. A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de: toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com Covid-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e desses casos aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

[relacionadas]

 Venda e consumo de bebidas alcoólicas estão proibidas no Paraná depois das 22h
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou na sexta-feira (19) o decreto 4.886/20 que orienta os municípios de todo o Estado a considerar a restrição da comercialização e do consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos depois das 22 horas e até as 6 horas do dia seguinte. O texto terá validade de 14 dias desde sábado.

O decreto também indica que a Secretaria de Estado da Segurança Pública deverá intensificar operações de fiscalização e orientação, a fim de coibir aglomerações, principalmente aquelas com consumo de bebidas alcoólicas. Poderão ser feitas operações em parceria com as Guardas Municipais e as Vigilâncias Sanitárias durante esse período.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques