19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Hackers invadem conta bancária da Prefeitura e transferem R$ 185 mil

Foram feitas oito tentativas de transferência do dinheiro público através do Pix, em três delas os criminosos tiveram êxito.

Prefeitura de Sulina, município que tem cerca de três mil habitantes.

Hackers invadiram a conta bancária da Prefeitura de Sulina e conseguiram fazer três transferências, através do Pix, totalizando prejuízo de cerca de R$ 185 mil. O crime virtual aconteceu na segunda-feira, 28, quando uma servidora trabalhava nas transferências bancárias e organizava a folha de pagamento. Do nada, o computador dela travou. “Simplesmente ficou bloqueado, não podia mais fazer movimentações e nisso o pessoal do banco constatou que haviam sido feito três transferências via Pix, contudo, o município de Sulina ainda não tem o Pix, nessa conta principal da Prefeitura não foi feito o cadastro do Pix, e o banco estranhou porque sabe que o município não tem essas chaves”, contou o prefeito Paulo Horn (PSD) à reportagem do Jornal de Beltrão. 

O banco imediatamente bloqueou as contas, percebendo que se tratava da ação de hackers, porém, em pouco mais de 1 minuto de acesso, conseguiram fazer as três transferências. Esse dinheiro foi transferido para duas contas de pessoas que foram identificadas, mas não se sabe de onde que são. Representantes da superintendência de contas públicas do Banco do Brasil visitaram a Prefeitura ontem para verificar a situação. Todas as contas do município foram bloqueadas por dois dias, impedindo todo tipo de movimentação financeira.  O prefeito adiantou que já foram feitos todos os procedimentos legais, inclusive registro de Boletim de Ocorrência na polícia. 

Reforço na segurança
Segundo Paulo, está sendo feita uma verificação completa em todo o sistema de segurança da rede interna, inclusive com a instalação de softwares que possibilitem mais segurança para as movimentações bancárias da Prefeitura. “Há uma série de medidas que estamos tomando para que isso não ocorra novamente. Agora temos que aguardar os trâmites legais pra ver se através do banco a gente consegue chegar aos responsáveis.” O prefeito soube pela superintendência do banco que são vários os ataques a contas públicas em todo o Brasil nos últimos dias. 

- Publicidade -

Alerta para demais municípios
“Fica o alerta para todos, não só entidades públicas, mas também população em geral, que fique alerta com suas contas.” O prefeito Paulo, que também é tesoureiro da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), recomenda aos prefeitos do Sudoeste que redobrem os cuidados e verifiquem constantemente os sistemas de segurança das contas bancárias de seus municípios. E, em caso de qualquer suspeita, não hesitem em denunciar. Ele lamentou o fato, principalmente neste momento de pagamento de folha salarial. “Ainda bem que já tínhamos os valores reservados e que eles não conseguiram efetivar os demais saques que eles queriam fazer. Foram mais cinco tentativas, além das três que deram certo para eles.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques