Iniciativa foi da equipe de funcionários que doou todos os itens, sem gerar custos para o Estado.
-cmyk.jpg)
Parte da equipe do IML de Francisco Beltrão: Pâmela, Redimir Goya e Thaís.
Uma brinquedoteca foi implantada para as crianças que precisam de atendimento.
Fotos: Niomar Pereira/ JdeB
O Instituto Médico Legal (IML) tem um espaço reformulado para o atendimento de crianças e adolescentes (0 a 14 anos) que são vítimas de abuso sexual. Uma sala de exames médicos recebeu nova decoração para servir também como brinquedoteca. A iniciativa é dos funcionários do órgão que, percebendo o desconforto das crianças que precisavam de atendimento, resolveram criar um ambiente mais aconchegante e humanizado.
O médico Redimir Goya afirma que a sala, caracterizada com paredes coloridas e diversos brinquedos, tem como objetivo ambientar melhor os pacientes para que o fato de estar ali não seja tão traumatizante. “O IML sabe que para todos o abuso de uma criança é um trauma que irá repercutir em toda a vida da vítima e o que nós buscamos é amenizar este evento.”
As doações foram feitas pela equipe do IML, sem gerar custos para o Estado. Segundo o médico, o instituto recebe semanalmente crianças encaminhadas pelo Conselho Tutelar por suspeita de crime sexual. Com a brinquedoteca, as crianças ficam em um espaço mais relaxado e descontraído antes de passar pelo exame. “Se as crianças perceberem que lembra um ambiente infantil e não hospitalar, ameniza a situação e até ajuda a acalmá-las. Além disso, elas não ficarão mais misturadas com os adultos aguardando o atendimento, muitas vezes pessoas com machucados e traumas”, completa Redimir Goya.
.jpg)