8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Manifesto mobiliza familiares de presos

Eles pedem providências às autoridades públicas devido ao surto de Covid que atingiu parte dos detentos.

O coordenador regional da Casa Civil, Ronaldo Silva, e o diretor regional do Depen, Marcos Andrade, conversaram com familiares dos detentos.

Um vídeo ganhou as redes sociais neste fim de semana em Pato Branco, replicado nos grupos de WhatsApp. O vídeo foi gravado dentro da cadeia pública da Delegacia de Polícia (5ª SDP), pelos próprios presos, denunciando um surto de Covid-19, e pedindo apoio das autoridades para melhorar as condições da cadeia local, com o histórico problema de superlotação.

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota oficial informando que, dos 257 testes realizados na cadeia, 41 testaram positivo para Covid-19.

Mobilização dos familiares
Após a publicação dos vídeos e da nota oficial, familiares iniciaram uma mobilização para saber como os presos estão. Na manhã de ontem, uma comissão de familiares se reuniu, em frente à Delegacia de Polícia, e pediu apoio das autoridades para esta situação.

- Publicidade -

O coordenador regional da Casa Civil, Ronaldo Silva, e o diretor regional do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), Marcos Andrade, conversaram com familiares dos presos nesta segunda-feira.

Setor de carceragem está interditado

*JdeB – Sábado, 26, o Departamento de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco emitiu nota oficial informando que o setor de carceragem da 5ª Subdivisão Policial está interditado devido a um surto de Covid-19. Estavam infectados sexta-feira, dia 25, 41 dos mais de 200 detentos.

Devido a esta interdição, nenhum preso pode sair e também não é permitida a entrada de outros detentos no setor de carceragem.

Nota Oficial
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Equipe de Atenção Primária, detectou, na carceragem da 5ª SDP de Pato Branco, surto por Covid-19. Na sexta-feira, 25, foi elaborado um protocolo de ação e foi interditada a carceragem por um período de 15 dias, impedindo a entrada e saída de detentos, exceto para tratamento médico, quando necessário. Também permanece mantida a proibição de visitas, ficando o acesso à carceragem restrito aos profissionais de saúde e segurança. Foram, nesta ação, coletados 257 testes, entre testes rápidos e PCR, do total, 41 detentos positivaram para Covid-19. Os mesmos se encontram bem, apresentam sintomas gripais leves e estão medicados. Todos os dados e ações foram informados ao Depen (Departamento Penitenciário do Paraná).
Departamento de Imprensa.
Prefeitura Municipal de Pato Branco.

 

 

Governo dialoga com familiares de presos de PB

JdeB – O coordenador regional da Casa Civil, Ronaldo Silva, disse ontem que todas as medidas preventivas de segurança para os presos da Delegacia de Pato Branco foram tomadas. O diretor regional do Depen, Marcos Andrade, destacou que foi aberto um canal de diálogo com os familiares e os presos. “Vamos trabalhar com transparência e assegurar que todos sejam bem tratados, mas no momento medidas como isolamento dos positivos para Covid-19 não podem ser adotadas porque não há espaço para isso”, afirmou o diretor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques