Policiais

A Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, através do Projeto Mãos Amigas, está fazendo a restauração de equipamentos ortopédicos. Os presos fazem manutenção e conserto de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, outros produtos. A unidade recebe cadeiras de rodas e materiais ortopédicos da Rádio Educadora, Casa Irmão Cirilo, Rotary Cidade Norte, Rotary Integração, da Apae entre outros e particulares que também solicitam. Nesta semana mais uma leva de cadeiras foram consertadas na unidade.
Segundo Altair Batista Ferras, inspetor da PEFB e coordenador do Projeto Mãos Amigas, o projeto começou há cerca de um ano e meio com o conserto de algumas cadeiras da Rádio Educadora. “Logo após percebermos que precisávamos fazer mais, pois tínhamos muitas pessoas que necessitavam dessas cadeiras e muletas, mas não tínhamos local adequado e ferramentas, então conversei com o diretor regional do Depen e diretor da PEFB, Antônio Marcos Camargo de Andrade, que autorizou construir um local na Penitenciária para melhor desenvolver, fazer a manutenção das cadeiras de rodas. Em conversa com radialista Luiz Carlos Maciel, da Rádio Educadora, ele me orientou a conversar com o Otávio, da Bertovel, que doou os aluzincos para a cobertura, e Leandro, da Fopar, que doou areia e pedra. Eu comprei outra parte dos materiais para a estrutura de alvenaria e também levei ferramentas, máquina de solda, tintas, lixas, eletrodos, discos de corte, máquina de solda, furadeiras, pistola de pintura, chaves etc. A mão de obra é dos presos, fizemos um local mais adequado onde hoje são realizados os consertos.”
No dia 1º de novembro empresários e membros do Rotary Integração fizeram a doação de ferramentas novas. Tudo é feito usando mão de obra dos presos, que recebem remição da pena pelo trabalho. “Eles têm a oportunidade de exercer seu ofício ou aprender um novo e contribuir com a comunidade para que realmente aconteça a reabilitação e reinserção social”, comenta Altair. A Penitenciária já fez o conserto de cinco cadeiras de rodas para a entidade Irmão Cirilo, oito para particulares, 12 para Rotary Integração, cinco para Rotary Cidade Norte e 15 pra Rádio Educadora.