23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Militares homenageiam o patrono Tiradentes

 

A solenidade neste ano foi realizada na sede do Corpo de Bombeiros.

 

A solenidade em homenagem a Tiradentes aconteceu na tarde de 21 de abril, terça-feira, em frente ao Corpo de Bombeiros de Francisco Beltrão. Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como alferes Tiradentes, é considerado o patrono das polícias militar, civil e científica brasileiras.

- Publicidade -

Foi um herói nacional que lutou pela independência do Brasil, em um período em que o país sofria o domínio e a exploração de Portugal. O Brasil não tinha uma constituição, direito de desenvolver economia própria e o povo sofria com os impostos cobrados pela metrópole – no caso dessa revolta, a derrama, um imposto extra. O movimento da Inconfidência Mineira, que Tiradentes fazia parte, pretendia transformar o Brasil numa república independente de Portugal.

O comandante geral da PMPR, coronel César Vinícius Kogut, ressaltou que “esta justa homenagem a Tiradentes fortalece ainda mais o nosso compromisso, como profissionais de segurança pública que somos, na defesa dos direitos fundamentais de toda pessoa humana: liberdade, igualdade, segurança e vida com dignidade, como bem maior e inalienável, na busca da construção da paz”.

 

Frase de Tiradentes

Ele finalizou a Ordem do Dia com uma frase de Tiradentes, dita durante uma reunião com os inconfidentes, a qual está registrada nos anais da história e retrata a missão do militar estadual em defesa da sociedade: “O papel mais arriscado, quero-o para mim”.

Participaram da cerimônia representantes da Polícia Militar, dos Bombeiro, da Polícia Rodoviária Estadual, do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e de tropas especiais como a Rotam. Para finalizar a cerimônia, um desfile da tropa foi realizado para relembrar o mártir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques