19.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Mobilização contra a pandemia ganha força no feriadão; São Jorge D´Oeste fecha tudo

As ações integradas entre Polícia Militar e equipes de fiscalização das Prefeituras serão reforçadas de amanhã até o próximo fim de semana.

Diante da escalada de novos casos e óbitos por Covid-19 nos últimos dias no Sudoeste, o Comitê de Crise em Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) informa que as ações integradas entre Polícia Militar e equipes de fiscalização das Prefeituras serão reforçadas durante o feriado de amanhã e no próximo fim de semana, para que o decreto estadual 7.716/2021 seja cumprido (confira tópicos na coluna desta página).

“Desde quando decidimos pela instalação do Comitê de Crise, há 15 dias, esse próximo feriado já nos preocupava com relação a aglomerações e encontros familiares. As pessoas precisam compreender que, em razão desse cenário de guerra contra o vírus, é preciso se cuidar mais e, consequentemente, aumentar a fiscalização”, afirmou o coordenador do Comitê de Crise, Elói Schlikmann.

O Comitê avaliou como muito positivo o trabalho integrado entre a Polícia Militar e as equipes de fiscalização dos municípios no último fim de semana (28 a 30 de maio). Nos municípios de abrangência do 3º Batalhão da Polícia Militar de Pato Branco, foram 210 pessoas abordadas, 118 veículos revistados, uma ação de dispersão de aglomeração em uma festa clandestina e 14 ocorrências por descumprimento ao decreto estadual de combate à pandemia, como desrespeito ao toque de recolher e a não utilização de máscaras. Além de 69 testes de bafômetro. Ontem em Pato Branco, 114 novos casos registrados e duas mortes.

- Publicidade -

Já o 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão reportou 1.406 pessoas abordadas, 661 veículos revistados, sete ações de dispersão de aglomeração e 140 testes de bafômetro. Ontem em Beltrão, 141 novos casos registrados e uma morte.

Cenário pior
“Em muitos municípios do Sudoeste, o cenário atual é pior do que aquele momento mais delicado que vivemos no mês de março. Temos quase 70 pessoas da nossa região na fila de espera por um leito, outras 1.500 pessoas já perderam a vida para esse vírus. Então, a Amsop e o Comitê de Crise, juntamente com as Prefeituras e a Polícia Militar, estão mobilizados de todas as formas para frear esse cenário de catástrofe”, declarou o presidente da Amsop e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani (PSDB).

 

Prefeita Leila assina decreto de lockdown
Devido ao aumento de casos de Covid-19 em São Jorge D´Oeste, a prefeita Leila da Rocha (PSC) suspendeu o atendimento nas repartições públicas até o dia 11, sexta-feira da semana que vem.
Nesta semana o município registrou o 23° óbito por complicações da Covid-19: uma mulher de 53 anos sem comorbidades. O boletim da Saúde registrou ontem e anteontem 18 novos casos de coronavírus.
Em reunião, o comitê de enfrentamento da pandemia decidiu por fechar tudo na cidade. O lockdown começa hoje e vai até segunda-feira de manhãzinha.

 

[relacionadas] 

Confira itens do decreto municipal de São Jorge D´Oeste
As medidas do decreto n° 3.403/2021 (em caráter excepcional e temporário, o lockdown como medida de contenção para enfrentamento do coronavírus) terão eficácia a partir das 20 horas de hoje, 2, até as 5 horas da manhã do dia 7, segunda-feira.
Fica antecipado o feriado municipal de 23 de novembro de 2021 para o dia 4 de junho de 2021 (sexta-feira).
Clínicas veterinárias somente em casos de emergência, devidamente comprovados.
Postos de combustíveis poderão funcionar exclusivamente para abastecimento.
As farmácias deverão se organizar e somente uma por dia poderá atender em regime de plantão.
As agências bancárias, cooperativas de crédito e lotérica, poderão funcionar somente em autoatendimento (caixa eletrônico).
As indústrias de alimentos, embutidos e laticínios, poderão funcionar no dia 4 de junho com a rigorosa observância das regras sanitárias, com 50% do quadro de funcionários efetivos.
As cerealistas poderão funcionar no período do lockdown, somente para o recebimento de grãos, observando todas as regras sanitárias.
Distribuição em varejo de gás liquefeito de petróleo para uso domiciliar e industrial, e água potável, poderão atender somente com entrega em domicilio.
As demais atividades não elencadas deverão permanecer suspensas e fechadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques