10 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Municípios do Sudoeste do Paraná agora contam com o aplicativo 190 PR

Na região de Francisco Beltrão, ferramenta ainda não está funcionando.

 Polícia Militar divulga Aplicativo 190 na Inventum 2019 em Pato Branco.

Foto: Divulgação PMPR

Os moradores de Pato Branco, Coronel Vivida e Palmas, que recebem policiamento pelo 3° Batalhão de Polícia Militar (3°BPM), agora passam a ter mais um canal de acionamento para a Polícia Militar: o aplicativo 190 PR. Lançado em 2018, o aplicativo é uma inovação na área de emergência policial e mais um recurso para a população receber atendimento. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

- Publicidade -

Para que a população conheça melhor a ferramenta, o 3° Batalhão colocou um totem no estande de exposição do Batalhão na 4ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco – Inventum 2019. Estudantes e pessoas de vários municípios da região e até de outros estados que vieram à cidade para a feira.

Em complemento ao telefone gratuito 190, a plataforma é inclusiva, com interatividade em libras para surdos, possibilita a inserção de fotos e vídeos da situação, podendo futuramente agregar novos serviços para aperfeiçoar ainda mais o atendimento. Possui também o botão do pânico para acionamento em casos de violação de medida protetiva e violência doméstica.

Criado por meio de uma parceria entre a PM e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR), o aplicativo foi pioneiro em acionamentos de emergência, sem a necessidade de ligação telefônica ao 190 para solicitar atendimento. A ferramenta contou com contribuições de técnicos e especialistas, integrantes da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da PM, do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) e da Diretoria de Pessoal (DP) da Corporação.

O aplicativo foi lançado preliminarmente em outubro do ano passado, para usuários do sistema Android e, em fevereiro deste ano, foi disponibilizado para o sistema IOS, ambos gratuitamente. A novidade arrastou milhares de pessoas que tinham curiosidade em conhecer o aplicativo.

Em Francisco Beltrão, até quinta-feira, o aplicativo não funcionava. A assessoria do 21º BPM disse que a ferramenta entrará em operação em breve, mas ainda sem data prevista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques