Policiais
Da assessoria
A Polícia Militar prendeu sete pessoas na noite deste sábado, 26, no interior de Francisco Beltrão, por envolvimento com o tráfico de drogas. A PM recebeu denúncia ânonima informando que num endereço interior – PR 483 –, algumas pessoas estariam estocando drogas numa residência.
Equipes da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) foram ao endereço e, ao chegaram no local, viram oito pessoas em frente de uma residência. Ao verem as equipes da PM, duas pessoas rapidamente se dispersaram.
Dois indivíduos se evadiram, correndo pelos fundos da residência em direção a uma área de matagal, um dos indivíduos realizou disparos de arma de fogo em direção à equipe policial, sendo revidado prontamente pelos policiais militares.
Foi percorrido todo o trajeto em que os indivíduos se evadiram, e foi localizado em determinado momento uma porção de substância entorpecente análoga à maconha, bem como R$ 240 e um celular de marca Samsung, de cor preta, que estava com a tela quebrada, tendo sido este danificado propositalmente pelo indivíduo.
Buscas na mata
Adentrado a área de mata e realizadas buscas, a equipe policial localizou o indivíduo, que estava deitado no meio da mata, e no momento que visualizou as equipes policiais tentou novamente se evadir, sendo seguido e imobilizado pela equipe.
Porém, o homem passou a reagir ativamente contra a equipe, desferindo chutes e socos contra os policiais e tentando se evadir, momento em que foram utilizadas técnicas de imobilização e ele foi levado ao solo e algemado, resultando da ação algumas escoriações pelo corpo decorrentes do deslocamento em meio a vegetação e do momento em que o mesmo foi levado ao solo.
Realizada busca pessoal no homem, foi localizado um coldre na sua cintura e no solo onde ele estava deitado foi encontrada uma pistola, marca Taurus, modelo 58hc, calibre 380, cromada e com numeração suprimida, contendo um carregador com 12 munições intactas.
Mais um na mata
Ainda durante as buscas na mata foi localizado o segundo indivíduo que se evadiu, estava escondido atrás de uma árvore, e ao visualizar os policiais se aproximando, fugiu novamente, sendo seguido pela equipe policial militar, que teve de utilizar de força para cessar a fuga do indivíduo.
Durante a fuga, o indivíduo sofreu uma queda de altura no meio da mata e veio a deslizar por alguns metros ladeira abaixo, o que resultou em escoriações nos seus braços e pernas.
Ainda, foram identificadas mais cinco pessoas que permaneceram na casa.
Realizadas buscas pessoais, nada de ilícito foi encontrado. Durante os procedimentos de busca a equipe policial escutou de dentro da residência o som da comunicação da frequência de rádio exclusiva da Polícia Militar. Então foi localizado em cima da mesa um rádio HT ligado e sintonizado na frequência da PM.
Ainda, dentro de uma gaveta da cozinha foram localizados um tablete de maconha pesando aproximadamente 271 gamas, um cabo de revólver, duas pedras grandes de crack pesando aproximadamente 32 gramas e 55 gramas, R$ 1 mil em notas diversas e dois rolos de papel alumínio utilizados para embalagem da droga.
Equipe do canil
Diante dos fatos foi acionada a equipe do canil pertencente à Rotam do 21º Batalhão da PM, com intuito de localizar mais drogas no entorno da residência. Foram acionados os cães de faro. Durante as buscas, os cães indicaram em uma área de mata ao lado da residência um local onde havia um tonel de 200 litros enterrado no solo, com odor característico de maconha, porém já vazio.
Na continuidade das buscas os cães localizaram enterrado em frente a uma árvore um invólucro plástico contendo em seu interior duas pedras grandes de crack, pesando 128 gramas e 71 gramas, respectivamente, bem como 92 gramas de substância entorpecente análoga à cocaína.
Diante dos fatos foi dado voz de prisão aos proprietários da residência, bem como os demais indivíduos que estavam agindo conjuntamente.
Eles foram encaminhados à sede do 21º Batalhão da PM para confecção da documentação e posteriormente à Delegacia de Polícia – 19ª SDP – para as providências legais cabíveis.
Danos ao camburão
Durante o deslocamento ao Batalhão da PM, um dos detidos passou a gritar, se debater e desferir diversos chutes no interior do camburão da viatura, vindo a danificar o compartimento, que entortou.
Também foi acionado o Conselho Tutelar para realizar o recolhimento do filho do casal detido, comparecendo até a sede do 21º Batalhão a conselheira, que ficou responsável por realizar o encaminhamento do menor até outros familiares.
Resultado da operação:
Droga ilícita Arma de fogo Rádio comunicador |
4 homens ![]() 3 mulheres |