Foram apreendidos 35 carros e 33 motos.
O 21º Batalhão da Polícia Militar de Francisco Beltrão realizou, no fim de semana, ações para combater infrações de trânsito e perturbação do sossego. Muitas denúncias de motocicletas com escapamentos adulterados e veículos realizando manobras perigosas chegaram ao 21º BPM e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Diante dessas informações, a PM e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente promoveram uma ação conjunta que resultou no recolhimento de 68 veículos (35 carros e 33 motos) e 90 notificações em apenas dois dias.
Dentre as notificações aplicadas, destaque para as principais: condução de veículo com descarga livre, condução de veículo com equipamento obrigatório ineficiente e/ou inoperante, condução de veículo sem CNH, condução de veículo registrado que não esteja devidamente licenciado, condução de veículo sob efeito de álcool, todos do Código de Trânsito Brasileiro, e ainda causar poluição sonora, da Lei de Crimes Ambientais, conforme Resolução 252/1999, do Conselho Nacional de Meio Ambiente.
.jpg)
A operação foi realizada de maneira volante em vários pontos da cidade. Foram utilizados o etilômetro por parte da Polícia Militar e o decibelímetro pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, de maneira a serem feitos testes de embriaguez nos condutores e de som emitido pelo escapamento dos veículos, além das tradicionais checagens de documentação já feitas em abordagens de rotina da Polícia Militar.
As motos foram levadas por caminhões-guincho do pátio do 21º Batalhão da PM para o pátio da 30ª Circunscrição Regional de Trânsito. Os aparelhos de som apreendidos ficarão num depósito do 21º BPM à espera da decisão da Justiça. *Com informações da seção de comunicação do 21º BPM.
Sete veículos apresentam
decibéis acima do limite
JdeB – No prolongamento da Avenida Júlio Assis Cavalheiro e na Avenida Antônio Silvio Barbieri foram fiscalizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente mais de 30 veículos. Destes, sete apresentaram decibéis acima do limite permitido e foram notificados. Gustavo dos Santos, fiscal de postura da Secretaria de Meio Ambiente, diz que o máximo permitido para a emissão de som do escapamento de moto é de 99 decibéis. Mas teve motos que chegaram até a 106 decibéis.
Os sete proprietários de veículos foram notificados e será aberto um processo administrativo. Os donos vão poder apresentar defesa e, no final, poderá ser aplicada a multa.
Major Rogério Pitz diz que grupos
de motociclistas foram avisados da ação
Por Flávio Pedron
O major Rogério Gomes Pitz, subcomandante do 21º Batalhão da PM, avalia como positiva a operação do fim de semana no perímetro urbano de Francisco Beltrão. Conforme o major, a maioria dos veículos apreendidos têm problemas de segurança, estão rebaixados ou há motos com silenciador ineficiente ou alterado.
Major Pitz diz que o principal objetivo desta ação não foi pra prejudicar ninguém. Ele lembra que nos últimos dias a PM avisou os grupos de motociclistas que haveria a ação e houve orientação para que os motociclistas regularizassem suas motos. O subcomandante relata que havia “um clamor também de várias pessoas que nos pediam pra fazer [a ação]”.
Várias das motos que tiveram problemas e foram apreendidas pela PM são de pessoas que fazem entregas de alimentos pelos aplicativos. Só que os proprietários estavam utilizando as motos de forma irregular. “Se utilizam como meio de trabalho, aí sim que tem que se atentar para seguir as regras de trânsito”, frisa o major.