Mão de obra utilizada é dos presos da Penitenciária Estadual. Projetos foram feitos pelos engenheiros da Prefeitura em horário de folga.
A sede da 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão (SDP) está recebendo ampliação. Na parte frontal do prédio, localizado na Rua Tenente Camargo, estão sendo construídas quatro novas salas. O delegado-chefe, Ricardo Moraes Faria dos Santos, disse que o espaço da delegacia está pequeno para as atuais demandas e, enquanto não sai a nova delegacia cidadã, faz-se necessário ampliar a atual estrutura.
A obra só está sendo executada por meio da soma de esforços da Polícia Civil, Prefeitura e Depen. Os profissionais de engenharia da Prefeitura, por exemplo, trabalharam fora do horário de expediente para elaborar os projetos. “Não teve prejuízo algum de gastos para a Prefeitura, eles atenderam a essa solicitação pra que pudessem nos auxiliar no projeto técnico, porque certamente reverterá isso para a população beltronense”, disse Ricardo.
O delegado afirma que, como a Polícia Civil não tem orçamento próprio, as parcerias estão sendo fundamentais. “Contamos também com o grande apoio da direção da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, que nos cedeu alguns custodiados, que já estão atuando em regime de trabalho externo, conforme programa de remissão de pena, e que estão fazendo um ótimo trabalho na construção.”
A princípio, serão construídas quatro novas salas e um banheiro. Segundo Ricardo, a ideia é que todo o atendimento à população seja concentrado na área de entrada da delegacia. Caso a pessoa precise registrar um boletim de ocorrência, um termo substanciado, ser ouvida pelo escrivão plantonista etc., todas essas demandas estarão nas primeiras salas da delegacia. “O cidadão não precisará mais ficar se deslocando por toda a unidade da delegacia, ele já é atendido na parte frontal, poderá registrar seu boletim e, caso seja um termo substanciado, será designado pra sala ao lado. Se tiver necessidade de ser ouvido por um escrivão, haverá uma sala na frente, e a própria secretaria, em casos de atendimento de correio, recepção de ofícios ou algo do gênero, será também na parte da frente. O próprio banheiro também terá designação ao público”, disse.
.jpg)
Ampliação na área da frente da delegacia de polícia.
Foto: Leandro Czerniaski/ JdeB
Delegacia cidadã, uma promessa de 2015
A pedra fundamental da Delegacia Cidadã, futura sede da 19ª SDP, foi lançada pelas autoridades em 16 de outubro de 2015. O investimento previsto era de aproximadamente R$ 4,5 milhões e havia expectativa de que as obras fossem licitadas já no ano seguinte. Até hoje o projeto não saiu do papel. O projeto de Francisco Beltrão contempla três pavimentos com diversas salas, prevendo também espaços para a junção do Instituto de Identificação e a criação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria). O terreno onde será edificada a Delegacia Cidadã fica em uma das áreas mais nobres da cidade, no prolongamento da Avenida Júlio Assis Cavalheiro, próximo à Cresol.