Todos os dias, as equipes policiais têm recebido reforço nas quatro áreas de lazer sob responsabilidade do 21º Batalhão de Polícia Militar. Assim,como no litoral, aqui também ocorre a Operação Verão nas prainhas artificiais oriundas da formação do lago da Usina Hidrelétrica de Salto Caxias. Essas áreas são de responsabilidade dos municípios, consideradas espaços públicos, por isso a PM atua para garantir a segurança dos frequentadores.
Além da polícia, os bombeiros também têm agido preventivamente para tentar evitar afogamentos nas áreas de lazer dos municípios de Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Nova Prata do Iguaçu e São Jorge D´Oeste.
“Diariamente os efetivos locais têm recebido um reforço para realizar o trabalho preventivo nas prainhas, orientando os turistas, principalmente para se evitar a perturbação do sossego, sem contar as ações de prevenção de crimes de trânsito, entre outros delitos. A presença física dos PMs já ajuda a inibir a maior parte dos crimes”, ressalta o Cabo M. Reis, comandante dos destacamentos de Cruzeiro e Boa Esperança.
Em Cruzeiro do Iguaçu, por exemplo, a PM possui até um subdestacamento na prainha. Além dos módulos policiais, há espaço físico adequado para a produção dos boletins de ocorrência e melhor atendimento à comunidade.
As principais ocorrências registradas nesses locais de veraneio são as “perturbações do sossego”, porém já foram registradas infrações de trânsito, rixas, apreendidas moedas falsas e falsificadores e, no último final de semana, um furto foi solucionado com a prisão dos autores e a recuperação dos objetos.