Policiais

A apreensão é resultado de um trabalho realizado pela Polícia Militar em conjunto com técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Os animais foram apreendidos numa propriedade na comunidade da Linha Florestinha, interior do município de Ampere. Nesta localidade foram encontrados 100 animais, sendo que um animal estava morto.
Na Linha Soledade, em Bela Vista da Caroba, foi abordado um caminhão boiadeiro que transportava 44 cabeças, mas os proprietários não comprovaram a origem do gado. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Paraná está entre os seis estados livres da febre aftosa, tendo o País vizinho uma realidade diferente.
Para realizar a transição de status sanitário, os estados e regiões atenderam requisitos básicos, como aprimoramento dos serviços veterinários oficiais e implantação de programa estruturado para manter a condição de livre da doença, entre outros alinhados com as diretrizes do Código Terrestre da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
Técnicos da Adapar informaram que será realizado o abate sanitário dos animais.