O Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil, base operacional de Pato Branco, foi acionado ontem pela direção da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão.

O Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil, base operacional de Pato Branco (NOCPB), foi acionado ontem pela direção da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão para uma fiscalização com os cães farejadores de drogas e armas. Tal acionamento se deu em virtude da direção do estabelecimento penal ter levantado algumas suspeitas de que drogas e outros objetos pudessem estar entrando na unidade por meio do canteiro de obras dos apenados.
Diante disso, a equipe do NOC Pato Branco com os cães ferejadores Faro e Kiron deslocou-se até o presídio e iniciaram os trabalhos, por volta do meio-dia, tendo a busca iniciado pelo setor do canteiro de obras dos apenados. Nas buscas realizadas no setor onde os funcionários de uma empresa terceirizada do setor têxtil guardam seus pertences, o cão Kiron, da raça Pastor Alemão, indicou a presença de drogas em um armário.
O armário foi arrombado e localizado escondido no meio de alguns objetos de trabalho um tablete de substância análoga à maconha, pesando cerca de 150 gramas, e junto a droga foram localizados dois aparelhos celulares. Diante disso foi identificado o proprietário do armário como sendo E. R., de 28 anos, e localizado ainda um novo armário de propriedade dele, imediatamente acima do armário onde fora encontrada a droga.
[relacionadas]
Neste segundo compartimento foi encontrada a carteira de E. R. e, em seu interior, uma bateria de celular. Os policiais foram até a estação de trabalho onde E.R. estava, e no local o cão Kiron indicou um artefato de pano, onde dentro deste havia uma serra de cortar ferro, que, em virtude da indicação do cão farejador, os policiais concluíram que esta serra era utilizada para fracionar a droga e depois repassá-la aos detentos.
Ao ser questionado pelos policiais sobre os objetos apreendidos, o detento assumiu de imediato que a droga, celulares e as baterias eram de sua propriedade, bem como alegou que iria repassar tais objetos e a droga aos detentos da Penitenciária Estadual. Em virtude disso, houve uma busca no veículo de E. R. e o cão Kiron demonstrou interesse no porta-luvas do veículo, vindo a efetuar marcação, deixando claro para a equipe que o preso transportou a droga dentro do porta-luvas do veículo GM Celta.
Os policiais abriram o porta-luvas do carro e localizaram mais um aparelho celular novo e mais quatro baterias novas de celulares. Diante dos fatos foi dado voz de prisão a E.R. Os policiais levaram o detento e os objetos apreendidos à Delegacia de Polícai de Francisco Beltrão para as providencias legais cabíveis.