A fulga dos detentos aconteceu de madrugada.

A primeira fuga do ano na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) aconteceu na manhã de ontem, entre as 5h30 e 6 horas, quando detentos conseguiram quebrar uma das colunas de concreto e ganhar a liberdade. A informação inicial é de que 10 presos fugiram, mas a identificação só de nove deles foi divulgada. A polícia fez buscas nas redondezas, mas até o fechamento desta matéria (18h35) ainda não havia informação sobre a recaptura dos fugitivos.
O diretor geral da penitenciária, Marcos Andrade, lamentou o ocorrido e destacou que a equipe tem feito o possível para evitar fugas na unidade. “Estamos aqui para fazer com que isso não ocorra, mas infelizmente é uma luta diária. Todos os dias temos essas situações, abortamos a maioria delas, nesta madrugada eles lograram êxito.” Segundo o diretor, oito deles são considerados tranquilos dentro do sistema e dois são de alta periculosidade.
De acordo com Marcos, os presos cortaram a base inferior do palito de ventilação do cubículo e escalaram o solário. Depois de subir na cobertura, eles desceram utilizando corda tereza (feita com cobertores e lençóis). “Já estamos atentos, temos projetos que logo serão colocados em prática para que toda a unidade seja monitorada.” A direção pediu a colaboração da comunidade para chamar a polícia se algum estranho passar pelas comunidades próximas. Eles estavam trajando calça cinza, camiseta branca e estão de cabelo raspado. Um dos presos é do Primeiro Grupo Catarinense (PGC), grupo criminoso rival ao PCC (Primeiro Comando da Capital). Marcos disse que a maioria dos integrantes da facção criminosa já foram transferidos.
Relação de presos que fugiram:
Bruno Leandro Guilhermino 26 anos, procedente da Penitenciária de Cascavel, artigo 157 (roubo); Charles Adriano Mariano de Lima, 27 anos, procedente de Pato Branco, 155 (furto) e 157 (roubo); Fábio dos Passos, 24 anos – Francisco Beltrão, artigo 157 (roubo); Fabio Fenando de Souza, 26 anos, procedente de Pato Branco, artigo 157 (roubo); Gilberto Ribeiro do Prado Ribas, 26 anos, Pato Branco, artigo 121 (homicídio); José Vanderlei Ochoa Sendeski, 28 anos, procedente da Penitenciária Estadual de Piraquara, artigo 288 (formação de quadrilha); Júlio César Brites, 31 anos, Pato Branco, 121 (homicídio); Rodrigo Sabino da Silva, 28 anos, Dois Vizinhos, artigo 157 (roubo); Valter Schreiner Filho, 28 anos, de Barracão 155 (Furto).