23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Primeiro dia da Operação Nascente Viva resulta em R$ 200 mil de multas

Policiais

Crise hídrica motivou a operação, que visa o combate à destruição de nascentes.

O primeiro dia de ação conjunta entre Polícia Ambiental, 3º BPM, 21º BPM e IAT (Instituto Água e Terra) teve resultados positivos. A equipe atendeu mais de 20 ocorrências, com verificação de dano em Área de Preservação Permanente (APP) em oito situações. Em seis destas ocorrências foi constatada a destruição de nascentes. A polícia apreendeu uma retroescavadeira, em Honório Serpa (com prisão em flagrante de duas pessoas); dois tratores e uma serraria móvel, em Planalto; e uma carga de toras de araucária, em São João (ver matéria acima).

Nos locais onde ficou constatado o dano foram embargadas as áreas. A soma das multas atribuídas, somando-se às aplicadas pelo IAT, chegam a R$ 200 mil. Os infratores serão responsabilizamos administrativamente, com multas aplicadas pela Polícia Ambiental e IAT, criminalmente com representação do Ministério Público das Comarcas e Civelmente através de ações civis públicas. A operação continua até o fim de semana e diariamente serão repassadas à sociedade os resultados das ações conjuntas.

[relacionadas]

- Publicidade -

Segundo o capitão César, comandante da 5ª Cia da PM Ambiental, a operação visa combater desmates em área de proteção permanente (matas ciliares, beiras de rios, riachos, encostas, etc) com destruição/supressão de nascentes. A meta é atender todas as cidades do Sudoeste do Paraná até o final de semana. “Essa operação é essencial e se deve ao grande número de denúncias desse tipo de crime ambiental no Sudoeste. E também face à grave crise hídrica que passamos”, comenta o capitão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques