8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Profissionais de segurança pública começam a ser vacinados contra Covid-19

Policiais

Início da vacinação para profissionais da segurança pública.
Início da vacinação para profissionais da segurança pública.

 

Os profissionais da Segurança Pública começaram a receber a vacina contra a Covid-19 na terça-feira, 6, em Francisco Beltrão. Segundo a 8ª Regional de Saúde, 37 pessoas – entre policiais militares, civis, penais etc – foram vacinadas neste primeiro momento com doses do imunizante Coranavac, produzida pelo Instituo Butantan em parceria com a fabricante chinesa de medicamentos Sinovac Biotech.

Por enquanto, as vacinas estão concentradas nos municípios sedes, ou seja, em Francisco Beltrão e Pato Branco. Nova rodada de vacinação depende da chegada de mais doses.

- Publicidade -

No Paraná, a vacinação das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas contra a Covid-19 teve início ainda domingo, dia 4. Um lote exclusivo de 2.277 vacinas destinado a esses profissionais chegou ao Estado na quinta-feira, 1º, junto com a remessa de mais de 500 mil doses para atendimento dos outros grupos prioritários.

A distribuição seguiu os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que enviará semanalmente novos lotes. Entre os primeiros imunizados estarão aqueles envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar, diretamente nas ações de vacinação ou monitoramento das medidas de distanciamento social.

O major Rogério Pitz informou que 22 policiais militares receberam a vacina em Francisco Beltrão. Na Polícia Civil, a assessoria de imprensa em Curitiba, disse que o questionamento deveria ser dirigido à Secretaria de Segurança Pública, que não respondeu até o fechamento desta matéria. No Corpo de Bombeiros, uma parte dos profissionais que trabalham em ambulâncias e no Siate já tinham sido imunizados junto com os profissionais do Samu, por estarem em atendimento na linha de frente da pandemia.

Marcos Andrade, diretor regional do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), disse que poucas doses ainda vieram para a região, contudo, foram priorizados os policiais penais que estão na escolta de presos ou que possuem alguma comorbidade, como hipertensão. “Acredito que logo chegarão mais doses, já que o governador Ratinho afirmou que professores e operadores da segurança pública terão prioridade.”

Serão vacinados, conforme critério da Saúde, profissionais da ativa das polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros, guardas municipais, polícias Federal e Rodoviária Federal e Forças Armadas que atuam no Estado.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques