8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Renascer recebe veículo da vara criminal de DV

Associação Terapêutica trabalha na recuperação de homens com problemas de alcoolismo e drogas.

Na última terça-feira, 7, a Associação Terapêutica Renascer, de Dois Vizinhos, recebeu a doação de um GM/Ônix da vara criminal da comarca. Os recursos são decorrentes de penas ou medidas alternativas de prestação pecuniárias, ou seja, de pessoas que foram condenadas a pagar um determinado valor. De tempo em tempo, esses recursos são disponibilizados para entidades que se candidatam através de edital. “A Renascer é uma entidade filantrópica e está totalmente organizada, com sua documentação e certidões em dia. Em razão disso, a vara criminal da comarca de Dois Vizinhos, presidida pela Dra. Divângela Précoma Moreira Kuligowski, abriu essa habilitação quem tivesse interesse na disponibilização de recursos. Fomos contemplados por estar em dia com todas as obrigações e preencher os requisitos e o nosso pedido era um veículo”, disse o Dr. Jaime Guzzo, que foi um dos fundadores da entidade.
O veículo será bastante importante para o dia a dia. “A entidade está situada a dois, três quilômetros do perímetro urbano e, diariamente, precisamos estar na cidade com os acolhidos que vêm ao banco, ao Cras, ao Capes, à saúde, atendimentos com médicos e dentistas, então é o dia todo correndo e nós estávamos sofrendo sem veículo”, completa.

Trabalho
Em média, a instituição tem 25 acolhidos. “A recuperação nem sempre é tão fácil como se pretenderia que fosse. Nossos trabalhos seguem, com seis anos de história, três anos de funcionamento pleno, sempre com pessoas dispostas a tentar a recuperação e isso nos traz bastante satisfação e alegria, principalmente, porque a comunidade tem reconhecido o trabalho que a Renascer vem fazendo através de doações. Diariamente, pastores, padres, particulares telefonam para nos ajudar, seja com roupas, alimentos, materiais de limpeza, e é em razão disso que a Renascer vem se mantendo”, comemora.
Ele destaca que a entidade tem parceria com prefeituras. “Quanto ao aspecto financeiro, não atravessamos uma fase de muita dificuldade mesmo porque temos uma verba do município de Dois vizinhos e Cruzeiro do Iguaçu quando tiverem pessoas dos municípios acolhidas na Renascer”, conclui Jaime.

Sem receber ninguém
No momento de pandemia mundial de coronavírus, em virtude da estrutura, a entidade não está recebendo mais pessoas. “Nosso trabalho é voltado para fazer um acolhimento como ser humano a essas pessoas que, muitas vezes, estão marginalizadas. Nesse momento, não temos um local apropriado para fazer o acolhimento, uma quarentena. É um momento de precaução e infelizmente não recebemos ninguém por termos somente alojamentos em conjunto”, disse Silvana Guzzo, presidente da Renascer.
Ela ressaltou que a entidade vive de doações e também boa parte da demanda é suprida com plantações que são administradas pelos acolhidos. “Temos que agradecer a comunidade que nos auxilia muito e também produzimos muita coisa que auxilia na alimentação de todos que estão na Renascer”, conclui.

- Publicidade -
O Ônix já está à disposição e sendo utilizado pela entidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques