No município, 1.669 pessoas nesta faixa de idade devem tomar a dose.

Da assessoria e JdeB – Começou ontem a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com 80 anos ou mais. Mas a procura em duas unidades básicas de saúde contatadas pelo Jornal de Beltrão foi pequena no primeiro dia.
A Secretaria Municipal de Saúde iniciou a aplicação da quarta dose da vacina em pessoas da terceira idade que tomaram a terceira dose há quatro meses ou mais. A quarta dose já tinha sido disponibilizada para imunossuprimidos a partir dos 12 anos.
Francisco Beltrão possui 1.669 idosos nesta faixa etária, acima de 80 anos. Na Unidade Básica de Saúde do Bairro Cango, que atende idosos dos Bairros Cango, Guanabara e parte do Centro, devem tomar a quarta dose de 120 a 130 pessoas com 80 anos ou mais. Ontem, no entanto, só apareceram dois para receber a vacina.
O enfermeiro Cristophen Ribeiro disse que muitos pegaram gripe com a primeira chegada do frio e não foram tomar a dose. A expectativa é que estas pessoas compareçam à unidade de saúde nos próximos dias.
Na unidade básica de saúde do Vila Nova cerca de seis pessoas foram tomar a quarta dose. Dos bairros Vila Nova, Miniguaçu e parte do Luther King são cerca de 150 pessoas nesta faixa para tomar a quarta dose.
Onde tomar
As doses da vacina estão disponíveis nas unidades de saúde dos bairros Alvorada, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h; Cango, das 8h às 12h e das 13h às 16h; Industrial, Padre Ulrico, Pinheirinho, São Miguel e Vila Nova, no horário das 7h30 às 11h.
Francisco Beltrão possui 1.669 idosos nesta faixa etária, acima de 80 anos.
O início da aplicação da quarta dose para idosos a partir dos 80 anos residentes em Marmeleiro está programado para quarta-feira, 30.
Por que tomar
De acordo com o Ministério da Saúde, a quarta dose é muito importante porque dados recentes de casos de hospitalizações e mortes por infecções respiratórias no Brasil indicam uma tendência de perda de proteção em idosos vacinados, com destaque para a faixa etária acima dos 80 anos. Devido a esta constatação, a quarta dose está sendo disponibilizada em todo o País.