11.5 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Em reunião da Câmara Técnica de Segurança, motoboys são orientados a criar associação

Reunião ocorreu na sede da Associação Empresarial. Foto: Divulgação Acefb.

Da assessoria e JdeB – A Câmara Técnica de Segurança Pública pertencente ao Condef (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Francisco Beltrão), vinculado à Associação Empresarial (Acefb), reuniu, no dia 8, autoridades e motoboys de Francisco Beltrão para discutir melhorias para a categoria. 

Participaram Marilda Galvan Ribeiro, diretora do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Dr. Júlio Barreto Maia Junior, assessor legislativo da prefeitura de Beltrão, soldado Leonardo Stocco (Polícia Militar) e representantes dos motoboys de Beltrão.

- Publicidade -

Eles discutiram uma possível lei municipal para categoria dos motoboys, regulamentação das motos para o trabalho e maior fiscalização de pessoas que trabalhem irregularmente com motos. Marilda lembra, inclusive, que “foi significativo o aumento de mortes de motociclistas no munícipio nos últimos meses”. Ela sugere a criação de blitz educativa e punitiva para a redução desses números.

Outra questão levantada no encontro foi o de sugerir às empresas locais que contratem motoboys regularizados com a sua categoria profissional e que tenham curso especializado de motofretista, regulamentado pelo Detran-PR.

Também foram destacados assuntos como a conscientização dos motociclistas quanto à redução de velocidade em vias públicas e o uso de colete refletivo.

Dr. Júlio Barreto explica que “já existe a lei federal para a categoria, foi revisada e não é necessário criar um novo projeto de lei para regulamentar”. Ele sugere a criação de uma associação de motoboys e comenta que, “através de uma associação, é mais fácil ganharem corpo, demonstrando maior organização”. Entre os objetivos da associação a ser criada é o de organizar a categoria dos profissionais motoboys. “Foi levantado na reunião que aconteçam parcerias entre a prefeitura e a Polícia Militar para aumentar a fiscalização de pessoas que circulam com as chamadas moto bruxas [que não possuem documentação regular para circular] e os menores de idade que conduzem motos. Agradecemos a Acefb pelo apoio”, comenta o motoboy Rudinei Siqueira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques