16.1 C
Francisco Beltrão
domingo, 15 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

HORÁRIO ESTENDIDO

Empresários pedem reforço no policiamento durante período de Natal

Atacir Nicolodi, Ladi Dal Bem e Marcos Mazzochin, tenente-coronel Pitz, Deivid Lemes do Nascimento e Cristian Schio (Conseg). Foto: Luciano Trevisan/ JdeB.

JdeB – Diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Francisco Beltrão se reuniram ontem com o tenente-coronel Rogério Pitz, comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), para solicitar reforço no policiamento da região central durante o período de compras natalinas. Com o aumento da circulação de dinheiro devido ao 13º salário e o maior movimento no comércio, empresários destacaram a necessidade de maior segurança. Também houve a participação de Cristian Schio, representante do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

O presidente da CDL, Davi Nesi, pediu um aumento no policiamento a pé, especialmente nos horários estendidos de funcionamento das lojas até as 22h. O empresário Ladi Dal Bem reforçou que a simples presença policial nas ruas já inibe ações criminosas.

Preocupação com golpes e ameaças

- Publicidade -

Durante a reunião, foi destacada uma preocupação crescente com golpes e ameaças direcionadas a empresários do Centro. Casos recentes incluem tentativas de estelionato por telefone, com golpistas se passando por órgãos oficiais para exigir pagamentos via Pix. Além disso, alguns empresários relataram ameaças de marginais afirmando que invadiriam os estabelecimentos caso o dinheiro não fosse entregue. “Alguns empresários relataram ameaças de marginais que iriam em suas lojas, que já era para separar o dinheiro, que teria um carro na rua esperando, do contrário, já iriam entrar atirando”, contou Nesi. Um empresário relatou um episódio em que recebeu uma ligação com ameaças de morte, incluindo o envio de uma foto de sua filha. “A minha filha estava em casa e mandei ela trancar toda a casa e fui com minha esposa para registrar um B.O, mas nem precisou registrar, porque a polícia tem um feixe de registros deste tipo de ligação.”

Medidas da Polícia Militar

O tenente-coronel Pitz informou que, além do policiamento habitual com automóveis e motocicletas, a partir do dia 16 haverá reforço com equipes a pé na região central. Uma dupla de policiais do setor administrativo já está sendo deslocada para intensificar a segurança nas ruas. Ele destacou ainda a importância de sistemas de monitoramento com câmeras de alta qualidade, que auxiliam na identificação de suspeitos e veículos.

Sobre o aumento dos estelionatos, o comandante ressaltou que é uma tendência nacional, com criminosos utilizando DDDs locais para enganar vítimas. Muitas vezes os marginais estão em outros estados, mas usam DDDs da região dando a impressão que estão próximos.

Ele orientou os empresários a não cederem às pressões psicológicas dos golpistas e buscarem apoio da polícia em casos de suspeita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques