1.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

A cor da bandeira identifica o candidato escolhido

A cor da bandeira identifica o candidato escolhido

À medida que se aproxima o dia da eleição, diminui o percentual de eleitores indecisos. A cada dia se vê mais, também, casas identificadas com placas, adesivos ou o número dos candidatos, isso em todos os municicípios da região, como acontece, aliás, no país inteiro. Mas em duas cidades da região – Verê e Nova Esperança do Sudoeste – há identificações dos candidatos de maneira diferente, através de bandeiras.
É bonito olhar por cima dos telhados. Conforme o bairro, cada casa tem uma bandeira, amarela ou vermelha em Verê, branca ou amarela em Nova Esperança do Sudoeste. Quem está no chão, olha mais pra cima e bem pra cima, pois parece haver uma competição até no comprimento das taquaras que ostentam as bandeiras.
“Eu não tinha visto isso em lugar nenhum, é a primeira vez”, diz o radialista Roberto Bonatto, da Rádio Vale do Iguaçu, de Verê.
Não foi feita nenhuma contagem, mas tem gente apostando que das cerca de 900 casas de Verê pelo menos em 300 há uma bandeira tremulando, de vermelho (do candidato Nery Miola) ou de amarelo (do candidato Antoninho Beal).
Em Nova Esperança do Sudoeste, os candidatos que disputam são o prefeito atual, Salécio Costa, e o ex-prefeito Norberto Goedert. Tem gente que, embora não tendo nada contra, acha que não deve aderir às bandeiras, mas um cidadão da cidade que preferiu não se identificar comentou que é melhor que Nova Esperança seja comentada pelas bandeiras do que os grampos nos pneus dos carros, como ocorreu na última eleição para prefeito.
Segundo a juíza Adriana Simette Andrade, da 69ª Zona Eleitoral de Francisco Beltrão, a ostentação de bandeiras não tem nada de ilegal, desde que esteja em terrenos particulares. O que não se pode é colocar bandeiras em terrenos e instalações públicas ou em empresas.

São Jorge não tem
Na eleição de 2000, a cidade de São Jorge D`Oeste também ficou tomada por bandeiras, mas neste ano não. Seus candidatos, inclusive, estão sendo bem discretos na propaganda, até nas residências se vê pouca identificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques