Muita criatividade na apresentação do candidato e de suas propostas.

A publicidade contribui para divulgação da imagem dos candidatos e apresentação de seus trabalhos e propostas. Em Beltrão, para Cleber Fontana, Adriano Amaro esteve à frente da comunicação da campanha de TV; Renato Tesser e Laudi Adanski ficaram responsáveis pelo rádio. Para Aires Tomazoni, Miguel Seimur fez a produção para rádio e Iures Dutra para rádio e TV. No caso de Ademir Schwartz, Beto Garcia produziu material para rádio e Jonas Bianconi para TV.
O JdeB ouviu alguns desses profissionais, para saber a importância da publicidade nas campanhas políticas. Segundo Adriano Amaro, publicitário que trabalha em campanhas eleitorais desde 2004, as técnicas de comunicação serão sempre muito importantes nesse processo. “Não posso dizer que é fácil, pois estamos ‘vendendo’ um produto que, geralmente, as pessoas não têm muito interesse: o político. Mas, de qualquer forma, a gente tem que apresentar quem é, o que propõe para a sociedade, então temos que achar uma forma agradável de fazer isso.”
Ele acrescenta: “De agora em diante, será ainda mais importante; com as mídias sociais, não é só o candidato que fala, tem que ouvir também, há lovers e haters, é preciso pensar muito bem no que publicar. Então, se já está pensando daqui a quatro anos, é melhor contratar uma assessoria já pra ir trabalhando a sua presença na mídia”.
Renato Tesser destaca que não existe uma eleição sem o trabalho publicitário, até para mostrar o temperamento do candidato. Até oito anos atrás, eram 30 minutos de tempo; agora são dez minutos, então foi preciso enfocar num trabalho mais direcionado: “Tem que ser mais papo reto”.

Beto Garcia, que trabalha com rádio há 22 anos, ressalta a importância da publicidade: “O desenvolvimento da ideia é fundamental para as pessoas analisarem as propostas dos candidatos. A produção é um dos principais pilares, bem como a criatividade, para ter uma boa aceitação do público”.
Iures Dutra observa: “Hoje a publicidade é tudo numa campanha. Dependemos muito de divulgação, de mídias sociais, já que não podemos fazer palestras, comícios, o corpo a corpo, a reunião com muitas pessoas, por isso TV, rádio e mídias sociais são muito importantes. Qualquer pessoa precisa divulgar o seu trabalho pra crescer profissionalmente”.
Como é na prática?
De acordo com Adriano, inicialmente, acontecem as reuniões de planejamento, para alinhar objetivos, teor da campanha e como irão abordar os eleitores no período permitido. “Aí produzimos logo, design, roteiros, cronogramas de veiculação… quando tudo está rodando, vamos avaliando os resultados”. Ele ressalta que este ano foi diferente das eleições anteriores, em razão do período ter sido mais curto e, de certa forma, acelerado. “Acredito que a internet foi a grande evolução desta campanha, pela primeira vez tivemos o impulsionamento no nível municipal e, daqui em diante, isso terá muito mais relevância na política.”

Renato explica que são traçadas estratégias e diretrizes, de acordo com os objetivos, por exemplo, se a intenção é enfatizar as propostas ou se deseja lembrar as obras feitas. Foi ele quem compôs as músicas da campanha de Cleber, “Busque nas suas conquistas” e “Beltrão acelerou”, um trabalho feito a partir de palavras-chaves.
Na primeira campanha de Cleber, em 2016, ele era oposição, contra Neto, que era candidato à reeleição, então a música foi: “Chegou a hora, agora é Cleber Fontana”, de modo a mostrar que seria uma renovação. Neste ano, colocou-se o nome do candidato para avaliação da população. Renato faz um trocadilho: “Éramos pedra e viramos vidraça”.
A produtora de Jonas e Jéssica Bianconi trabalhou especificamente para vereadores. “A partir do orçamento, é elaborado um cronograma e o candidato direciona como deseja. Depois do material pronto, definimos o dia que será postado”, diz Jéssica. Jonas completa: “Normalmente, tanto pra prefeito como pra vereador, eu observo algumas pontualidades. Por exemplo, o candidato a vereador precisa mostrar à sociedade aquilo que ele é e suas virtudes. Aquele que vai pra reeleição precisa apresentar o que já fez e os projetos futuros. Vimos uma grande renovação, porque os candidatos atuais não tinham o que apresentar. Veio gente nova, com ideias novas. Para prefeito, é a mesma coisa. O prefeito já tinha feito trabalho publicitário durante os quatro anos, da maneira como cuidou da imagem dele, tanto que na campanha as pessoas já sabiam o que ele tinha feito”.