Política
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná está realizando auditoria para conferir a regularidade da gestão da receita pública municipal de Salto do Lontra. O trabalho também avalia a legalidade, os fluxos e os controles desse gerenciamento. Os analistas de controle da Coordenadoria de Auditorias do Tribunal visitaram a tributação e a procuradoria. A atividade também objetiva verificar a gestão sobre o IIPTU arrecadado pela Prefeitura. Dentre os aspectos analisados, estão o grau de atualização do cadastro imobiliário e da planta genérica de valores; a concessão de benefícios tributários; a cobrança dos créditos; e a estrutura de pessoal da administração tributária municipal.
PAF 2019
Ao longo deste ano, o TCE-PR está realizando auditorias in loco em aproximadamente 100 municípios paranaenses — distintos dos 303 visitados por servidores do órgão de controle entre 2016 e 2018.
Assim, em quatro anos, todos os 399 municípios do Estado terão sido auditados presencialmente ao menos uma vez pelo Tribunal, aproximando a corte de contas do cidadão, financiador e usuário dos serviços públicos fiscalizados. Além do gerenciamento da receita pública, estão sendo auditadas no PAF 2019 as áreas da educação básica, saúde, gestão de resíduos sólidos, transporte coletivo urbano, habitação, obras paralisadas, serviços de pavimentação urbana e controles internos municipais. Também estão sendo validadas as informações prestadas nos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal. As auditorias do PAF são executadas por equipes profissionais multidisciplinares.