Município vai investir em uma renovação do parque de máquinas.

Foto: Assessoria
Sexta-feira, dia 17, os vereadores de Manfrinópolis reuniram-se em sessão extraordinária para a votação de cinco projetos do Executivo e um do Legislativo. A Casa de Leis ficou cheia, com a presença de moradores que foram acompanhar as decisões dos legisladores. Entre os seis projetos, um foi retirado de pauta para revisão do texto e os demais foram aprovados pelos oito vereadores presentes.
Os vereadores aprovaram a proposta do município de leiloar automóveis e outros bens do parque de máquinas, que estão em desuso ou sucateados – a verba arrecadada será investida em melhorias para o trabalho do mecânico e do borracheiro do parque de máquinas. Outro projeto aprovado define a liberação de um crédito adicional para o município pagar as obras do Centro de Idosos e do desassoreamento do Rio Encantilado.
Aprovou-se também um reajuste nas diárias dos funcionários públicos em viagem de trabalho, de forma que o valor recebido por funcionários e secretários se equiparasse – o prefeito continua recebendo um valor maior por diária. Os vereadores ponderaram que o valor pago até então era insuficiente para que os servidores pagassem sua estadia em cidades como Curitiba e Brasília, que são os roteiros costumeiros das viagens da administração pública.
Além disso, os vereadores aprovaram a proposta de lei do próprio Legislativo que institui diárias também para as viagens realizadas por membros da Câmara de Vereadores. Segundo o presidente da Casa, Taisller Guimarães (PSDB), o valor ficou relacionado à Unidade Fiscal do Município (UFM), reajustada anualmente de acordo com a inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O valor atual da diária ficou em R$ 395.
A outra proposta debatida e aprovada foi a que atraiu a maioria das pessoas que estavam presentes na sessão: a liberação de um crédito de valor de até R$ 1 milhão para a Prefeitura adquirir novos equipamentos para o Setor Rodoviário Municipal. O projeto prevê que o pagamento de tal maquinário será dividido em 60 vezes. “Esse recurso que foi aprovado será de suma importância para o reequipamento das máquinas do setor rodoviário. Como nosso município é muito declivoso, há uma série de dificuldades com as estradas rurais, e sempre é bom ter um parque de máquinas atualizado e que tenha a capacidade de desempenhar suas funções”, avaliou o presidente Taisller.
Ele ainda considerou que, depois da aprovação, há o trâmite burocrático para aquisição das máquinas, “mas acredito que em seis meses elas já estejam no nosso município para realizar as obras que realmente precisam ser executadas para melhorias das estradas rurais”.
Redução do prazo não foi aprovada pela Câmara
O projeto para compra de maquinários prevê que o valor poderá ser pago em 60 parcelas. No entanto, o vereador Domingos ‘Menegueto’ Rech questionou que esse prazo extrapola os quatro anos da gestão atual e sobrará como dívida para a próxima gestão – dessa forma, propôs uma emenda que reduzisse o prazo. Outros vereadores acharam que isso poderia comprometer o orçamento e dificultar a compra dos equipamentos. A emenda não foi aprovada e o prazo continua previsto para 60 meses.
Legislativo abre canal de diálogo com a Prefeitura
O prefeito Caetano Alievi (PV), o vice Augustinho Gandin (PMDB) e demais representantes da administração municipal estiveram na Câmara de Vereadores de Manfrinópolis na sexta-feira, 17, para uma reunião de esclarecimento, que também foi aberta à população e contou com a participação de mais de 10 pessoas, além dos oito vereadores presentes, do assessor jurídico e da equipe da Prefeitura.
Nessa reunião, os vereadores e a população tiveram a oportunidade de questionar o Executivo sobre os projetos de lei propostos. Tal deliberação facilitou a votação em plenário que aconteceu mais tarde, já que todos os vereadores tiveram a chance de sanar suas dúvidas e apresentar seu posicionamento.
Segundo Taisller Guimarães, presidente do Legislativo, essa iniciativa de convidar o Executivo para discutir propostas será algo recorrente no município. “A gente instituiu, em conversa com todos os vereadores, que nossa missão é fazer a política de forma correta, analisando item a item, detalhe por detalhe de cada projeto, e se estiver com alguma divergência, queremos que sempre o Executivo se faça presente pra sanar essas dúvidas”, comentou.
Depois da discussão de sexta-feira, Taisller analisou: “O Poder Executivo tem contribuído de forma bem positiva a todos os questionamentos que estamos fazendo aqui, e isso só tem a contribuir com a população do nosso município”.