Candidatos de Salgado Filho e Manfrinópolis prometem cumprir repasses para a CFR
Se depender do que foi dito ontem de manhã na Casa Familiar Rural de Manfrinópolis, o período de 2005 a 08 será de grande desenvolvimento da casa e da agricultura.
Foi prometido priorizar a agricultura e o cumprimento dos repasses acertados entre as prefeituras (aprovados pela Câmara de Vereadores) e a Associação da Casa Familiar Rural, que administra a CFR, que abriga 52 alunos dos municípios de Manfrinópolis, Salgado Filho e Flor da Serra.
Foram convidados os candidatos a prefeito dos três municípios. Os de Flor da Serra ? o atual prefeito Luiz Carlos Guimarães (PMDB) e o opositor Miraldo Zanela (PDT) ? não compareceram.
Os outros quatro, sim, até porque mais de 90% dos alunos pertencem a Salgado Filho e Manfrinópolis. A exposição foi organizada de tal forma que permitiu a cada um falar por 30 minutos. Era para ser por sorteio a definição da ordem de apresentação, mas os candidatos fizeram acordo. Nenhum ouviu o que o outro disse, e não houve ataques pessoais.
Quem começou foi Amarildo Smaniotto (PP), que disputa a prefeitura de Salgado Filho pela situação.
Depois foi a vez do oposicionista Beto Arisi (PPS). Os de Manfrinópolis inverteram a ordem: começou com o oposicionista Valter Manfrin (PMDB) e depois, encerrando, com o situacionista Silomar de Oliveira (PP).
Confira a seguir uma síntese do que foi dito pelos candidatos no evento que foi coordenado por Eli Carlos Reisdoerfer (diretor da Casa) e João Batista Klein (presidente da Associação).
Amarildo
O ex-prefeito de Salgado Filho Amarildo Smaniotto afirmou ser um ??apaixonado?? pela agricultura e se comprometeu em cumprir o acordo dos repasses. Ele admitiu também que se 2004 terminar com parcelas em haver ele, se eleito, vai pagá-las no ano que vem.
A questão é a seguinte: segundo a Associação da Casa, a prefeitura de Salgado Filho só agora em agosto repassou a primeira parcela de 2004, que era para ter sido feita em janeiro, conforme aprovado pela Câmara de Vereadores no ano passado.
Smaniotto declarou que não sabia deste atraso, reafirmando seu compromisso de ??cumprir os acordos??.
Ele sugeriu também que as três prefeituras, as câmaras e a associação da Casa sentem e conversem ao mesmo tempo para traçar políticas de desenvolvimento conjuntas e também firmar acordos.
Amarildo defendeu investimento em agroindústrias ? ??a saída para a agricultura é a agroindústria??, disse ?, e na formação de cooperativas dos produtores de vinho, a fim de que o produto mais conhecido de Salgado Filho ??possa, unido, ser comercializado nos grandes centros??.
Amarildo lidera uma coligação formada por PP e PSDB.
Beto
Beto Arisi também se comprometeu em priorizar a agricultura e ter uma relação de permanente incentivo à Casa . ??Sei que a Casa hoje tem problemas com os convênios; a Casa tem de ser tratada com carinho, e vamos tratá-la assim, vamos repassar os recursos??.
Beto lembrou ainda do apoio político ??dos governos estadual e federal??. Ele comanda uma coligação que tem o apoio, entre outros, do PMDB, PT ? siglas hegemônicas nos governos de Roberto Requião e Luiz Inácio Lula da Silva.
O oposicionista defendeu também ??maiores incentivos às agroindústrias, ao projeto de parreiras?? e prometeu ainda ??melhoras?? na famosa festa do vinho.
Beto garantiu ??uma administração transparente e participativa, ??escutando os agricultores??.
??Vamos ter um conselho de agricultura que funcione, e que seja formado por agricultores??, declarou.
Valter
Concorrendo pela segunda vez ao cargo de prefeito ? foi derrotado em 2000 pelo atual prefeito Adelar Guimarães (PP) ?, Valter Manfrin lembrou do seu compromisso de apoio com a Casa Familiar Rural desde o início dos anos 90, quando o terreno que estava em seu nome e no de sua esposa ? Neuza Krause Manfrin ? foi doado para que se erguesse a CFR. Na época, Manfrinópolis não existia enquanto tal, ainda pertencia a Salgado Filho.
??(…) a doação ora feita e para fins de instalação e construção da Casa Familiar Rural??, diz parte da escritura que comprova a operação, com a assinatura, entre outros, do juiz de direito Carlos Maurício Ferreira, em 28 de dezembro de 1993.
Este assunto foi polêmica nas páginas do Jornal de Beltrão no ano passado, quando o atual prefeito Adelar Guimarães (PP) também havia afirmado que o terreno da CFR fora doado por sua família. Agora, com documentos, Valter prova que a doação foi da família Manfrin.
Valter distribuiu para o público e para o Jornal de Beltrão ? único órgão de imprensa que acompanhou o evento ? cópias da escritura, todas devidamente autenticadas.
Do ponto de vista das propostas ele prometeu ??no mínimo dois?? técnicos agrícolas da prefeitura à disposição dos agricultores e também lembrou do apoio político que tem dos governos ??de Requião e Lula??. Valter tem o apoio do PT.
Valter defendeu também ??mais espaço?? para a CFR, com a aquisição de área para trabalho de campo.
Ele também destacou ??todo apoio?? para que os alunos possam fazer intercâmbio, participar de cursos e debates com outras Casas. ??Vamos fazer uma revolução na agricultura??, disse.
??A prefeitura é de todos; o dinheiro da prefeitura é de todos; todos que procurarem a prefeitura vão sair com uma resposta satisfatória??, concluiu.
Silomar
Candidato da situação, vereador desde 1995 ? ??sempre o mais votado??, como ele sublinhou ?, Silomar de Oliveira também prometeu cumprir o que for acertado para a prefeitura repassar, defendeu inclusive que se faça uma lei para o convênio, e também outra lei para incentivo do viveiro municipal; sugeriu a organização de uma feira, ??junto com a Casa Familiar Rural, onde seriam expostos produtos da casa e das propriedades das famílias dos alunos.
Ele lembrou que se eleito vai priorizar três áreas da agricultura: fumo, leite e avicultura. ??Vamos investir pesado na agricultura??, frisou.
Manfrinópolis é um município que tem mais de 95% da população no interior. Silomar ? que encabeça uma coligação que tem ainda PFL, PSB e PDT ? falou da política da prefeitura para o leite, ??que mudou a realidade de muitos agricultores??.
Ele exemplificou dizendo que ??atualmente um produtor de leite tira R$ 2 mil por mês?? com essa produção.
??Com programas assim, bem elaborados e discutidos com todos, vamos cada vez mais melhorar nossa agricultura??, declarou.
O debate foi prestigiado por alunos, pais de alunos e assessores dos candidatos.