Este é um dos projetos que estão sendo trabalhados pela administração municipal em parceria com outras esferas.
Nos próximos meses devem iniciar as obras para a construção da ciclovia que irá conectar a cidade de Verê e o Águas de Verê Termas. Serão 15 quilômetros de faixa exclusiva para ciclistas às margens da PR-475, num projeto que pretende dar mais segurança a quem trafega neste trecho, e impulsionar o município como rota turística.
O prefeito Ademilso Rosin (PSC) conversou nesta semana com o JdeB e explicou que já há recursos para a obra, através de uma emenda do deputado federal Evandro Roman (Patriota), e que agora os esforços são no sentido de agilizar o andamento do projeto. “O DER [Departamento de Estradas e Rodagem] está analisando o projeto, porque a ciclovia será construída na faixa de domínio, e após ter este aval vamos dar continuidade nesta proposta”, explicou. Inicialmente será construída apenas a ciclovia, de asfalto, mas depois a Prefeitura pretende aos poucos incrementar a infraestrutura do trecho, com instalação de iluminação.
Verê também se prepara para sediar a etapa regional do Paraná Bom de Bola. O município irá ceder os espaços para realizar a competição, promovida pelo Governo do Estado com estudantes de escolas públicas. A previsão é que 800 atletas participem da competição – não haverá alojamento, todos jogam e retornam pra casa no mesmo dia –, e a expectativa do prefeito é que os jogos ajudem a impulsionar os esportes no município, que já tem uma competição local de futsal programada para setembro. “Aos poucos vamos retornando à normalidade”, comentou.
Verê vive um bom momento
O prefeito citou o bom momento que Verê vive, com várias obras sendo executadas na cidade e no interior e diversos projetos em andamento. “Temos obras de calçamento em vários trechos, asfalto, construção de calçadas, dois projetos de arenas esportivas [um na cidade, outro em Sede Progresso], reforma de escolas e também do hospital, além do trabalho contínuo de recuperação de estradas do interior”, disse.
A reforma no Hospital do Trabalhador Rural foi viabilizada através do deputado Wilmar Reichembach (PSC), com recursos do Estado, e contempla ambientes internos e a fachada.Ademilso Rosin está otimista com o avanço da vacinação, que já chegou a 80% do público-alvo do município, e com o bom momento do setor agropecuário, que tem forte influência na economia local. “A estiagem e a geada nos preocupam, mas de forma geral as últimas safras principais foram muito boas e o bom momento do setor tem ajudado a impulsionar nossa economia”, citou. Um dos grandes investimentos privados nesta área é a construção da nova fábrica de rações da Insuagro.