Município com pouco mais de 2.500 habitantes faz história no Sudoeste.

São apenas 49 votos de diferença na eleição para prefeito em Manfrinópolis. Ilena de Fátima Pegoraro (PSC) fez 1.364 votos e venceu o atual prefeito, Caetano Alievi (PSD), sendo a primeira mulher a comandar o município, que tem apenas 25 anos de história. Foi criado através da Lei Estadual nº 11.261, de 21 de dezembro de 1995, com território desmembrado do município de Salgado Filho. Em 2018, o IBGE estimava uma população de 2.639 habitantes; em 2020, este número caiu para 2.506 habitantes.
Fátima é uma das três prefeitas eleitas no Sudoeste, tendo ainda Rafaela Losi (PSD), em Clevelândia, e Leila da Rocha (PSC), em São Jorge d’Oeste. Em 2016, apenas duas mulheres se elegeram: Maria Antonieta de Araújo Almeida, de Coronel Domingos Soares, e Lucinda Ribeiro de Lima Rosa, de Flor da Serra do Sul. Apesar desse leve aumento, a representatividade feminina ainda está baixa nos demais 39 municípios da região.
Para Fátima, a mulher tem papel fundamental na política: “É como se fosse a nossa casa. Importante porque temos um olhar diferenciado. Como primeira prefeita, eu me sinto honrada; a população soube valorizar nosso trabalho”. O seu engajamento nesta área surgiu há 25 anos, quando a filha Fabiane tinha apenas 4 anos, momento em que o marido, Silomar de Oliveira, candidatou-se a vereador, atuando na gestão 1997-2000; em 2004, na terceira eleição de Manfrinópolis, venceu como prefeito de 2005-2008 e foi reeleito para 2009-2012.
Silinho estará na equipe
Embora estreante como candidata, Fátima destaca que trabalhou bastante ao lado do marido: “Sempre acompanhei o Silinho. Conheço todos do município. Ele vai fazer parte da minha equipe de trabalho, porque sempre ajudei e agora é hora de ele retribuir”.
Enquanto era primeira-dama, Fátima inscreveu-se num concurso público para poder trabalhar na assistência social. Nos últimos anos, estava trabalhando no Colégio Municipal Eça de Queiroz.
Com maioria na Câmara de Vereadores, Fátima pretende atuar em harmonia: “Faremos um trabalho harmonizado na nossa casa de leis, para trabalhar em parcerias”.
Família
Fátima tem 46 anos, três filhos: Fabiane, 29, Ânderson José, 22, Luís Guilherme, 21, e uma netinha de 4 anos chamada Júlia. Em janeiro de 2021, ela e Silomar completam 30 anos de casados.