Cordasso sobe e chega a 54%, diz pesquisa da Radar; Luciana e Madruga têm 21% e 6%
Pesquisa da Radar Estatística, de intenção de voto para a prefeitura de Francisco Beltrão, mostrou o prefeito Vilmar Cordasso (PP) com 54%. Em segundo lugar aparece a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) com 21%, e em terceiro o vereador Jocemar Madruga (PC do B) com 6%.
A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. Em relação à pesquisa anterior, publicada no Jornal de Beltrão em 24 de julho, apenas Cordasso alterou o índice. Ele tinha 45% naquela oportunidade ? subiu nove pontos. Luciana ficou com os mesmos índices e Madruga oscilou negativamente dois pontos, mas dentro da margem. Atualmente, de acordo com a pesquisa, há 15% que ainda não decidiram o voto e 4% que não votariam em ninguém.
De lá para cá, dois fatos políticos relevantes aconteceram: teve debate na TV Tarobá dia 13 de agosto, e dia 17 começou a propaganda gratuita nas rádios.
A pesquisa ? a segunda de três encomendadas pelo Jornal de Beltrão (a próxima será publicada dia 18 de setembro), com registro na Justiça Eleitoral ? foi feita dias 20 e 21 de agosto, com 420 entrevistas, obedecendo os critérios do IBGE de divisão entre moradores rurais e urbanos, sexo, escolaridade, idade e renda.
Espontânea
Na pergunta espontânea ? quando o entrevistador não apresenta nenhum cartão ao entrevistado ?, Cordasso teve 48%, Luciana 18% e Madruga 4%.
Avaliação
A pesquisa perguntou também sobre a avaliação da administração do prefeito Cordasso. Os índices totais se mantiveram iguais ao levantamento anterior. Os mesmos 86% que aprovam hoje aprovaram na pesquisa de julho.
A desaprovação também permaneceu nos 10%. As variações desse quesito e sua relação com a intenção de voto estão praticamente todas dentro da margem de erro na comparação das duas pesquisas, com exceção dos índices de Madruga, que oscilaram além da margem.
Por exemplo. Em julho, 78% dos que optavam em Madruga para prefeito aprovavam a administração Cordasso. Essa relação agora é de 70%.