O deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) foi eleito para mais um mandato na eleição do último domingo. Aos 61 anos, teve seu melhor desempenho político como parlamentar estadual, sendo o mais votado no Sudoeste, com 41.343 votos; fora da região obteve 28.397, e o total no Paraná chegou a 69.740 – o primeiro do PSDB e o sétimo entre os mais votados para a Assembleia.
Na região, bateu outro recorde: venceu em 15 municípios. Na edição de ontem, por um equívoco, foi dito que ele tinha vencido em 14. Em Marmeleiro, um erro de digitação nos votos locais de Wilmar Reichembach (PSC) fez com que fossem computados 1.603 votos. Na verdade foram 1.063 – menos que os 1.476 de Traiano no município. Portanto, o tucano foi o mais votado, duplicando seu escrutínio de quatro anos atrás, quando faturou 773.
Em 2010, ele venceu em apenas três municípios do Sudoeste – Bom Jesus do Sul, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste. Agora, quintuplicou (veja a relação amarela no mapa acima).
Biografia
O deputado tucano nasceu em Francisco Beltrão e iniciou sua carreira em Santo Antônio do Sudoeste, como vereador, eleito em 1982. Em 1985 foi eleito prefeito.
Traiano disputou uma vaga de deputado em 1990 e venceu. Na eleição de 1994 ficou na suplência; em 1998 foi eleito, e assim sucessivamente até agora.
Municípios de Santo Antônio do Sudoeste, Francisco Beltrão Pinhal de São Bento, Bela Vista da Caroba, Marmeleiro e Pranchita já concederam títulos de cidadania honorária para Traiano.
Líder
Desde 2011, o tucano ocupa a função de líder do governo na Assembleia. Foi uma escolha pessoal do governador Beto Richa (PSDB). Agora ele é um dos cotados para a presidência do Legislativo estadual.