No 100º aniversário de Niemeyer, o edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico.
No fim de ano, o deputado federal Nelsi Maria Vermelho (PSD) fez um vídeo explicando as funções do Senado e da Câmara, pegando de gancho a forma como as casas estão desenhadas.
“O Palácio do Congresso Nacional é um dos cartões postais de Brasília e está situado no extremo leste do Eixo Monumental. Ocupa um dos vértices do triângulo que delimita a Praça dos Três Poderes. Nos vértices da base do triângulo estão o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio consiste num edifício principal, na horizontal, que serve de plataforma para as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Atrás do edifício principal e entre as duas cúpulas se encontram duas torres de 28 andares: uma delas pertence à Câmara e a outra ao Senado. Em 2007, coincidindo com o centésimo aniversário de Oscar Niemeyer, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) decidiu pelo tombamento do edifício do Congresso Nacional”.
Basicamente, a Câmara dos Deputados representa o povo, por isso a proporcionalidade (o máximo são 70 cadeiras [no Paraná, 30], São Paulo; o mínimo, oito, os estados com menos população). Já o Senado representa os entes federativos, ou seja, os estados, por isso que, independetemente da população, cada Estado tem três representantes.
[relacionadas]