ABr – A oposição conseguiu o número necessário de assinaturas para a criação de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os casos de corrupção e desvio de dinheiro na Petrobrás. Das 171 necessárias para a criação da CPI, 182 assinaturas foram confirmadas, nesta quarta-feira, 4, pela Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Câmara.
Com número de assinaturas necessárias para instalação caberá ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ler o requerimento em plenário.
Agora, o próximo passo para a instalação da CPI é a leitura do requerimento no plenário pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Em seguida, os líderes partidários terão o prazo de até cinco sessões ordinárias para apresentar os nomes dos integrantes da comissão, como prevê o regimento da Casa. Se algum partido deixar de indicar os seus integrantes para a CPI, caberá a Eduardo Cunha fazê-la. Sem definir uma data, Cunha já avisou que fará o que prevê o regimento e determinará a instalação da comissão de inquérito.