6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Disputa do Ivo Thomazoni pela presidência da Assembleia, em 77, foi duplamente apertada

 

Ivo Thomazoni, numa foto de 9 de outubro de 2014, em Pato Branco.

 

Ivo Thomazoni, o primeiro deputado do Sudoeste a ser eleito presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (1977), não prestigiou a solenidade de posse deste 1º de fevereiro; permaneceu em sua casa, em Curitiba. Mas numa entrevista ao Jornal de Beltrão, ontem, ele lembrou que sua eleição foi duplamente disputada.

- Publicidade -

A primeira disputa se deu dentro do partido. Luiz Roberto Soares, o Cosqui, foi seu concorrente. E na votação da bancada da Arena deu empate. Ivo seria o eleito por ter mais idade, mas ele diz que não aceitou. E até reclamou ao presidente da Casa (também do seu partido), Paulo Camargo, que presidia a sessão do partido. ?Não concordo com isso, tudo o que eu trabalho, tudo o que eu faço e ter que disputar com esse menino que quase não comparece nas sessões, vou ficar fora, não aceito ganhar dele só por ser mais velho?.

Diante do impasse, Camargo decidiu colocar o nome dos dois numa cumbuca e chamou um dos deputados para fazer o sorteio. E saiu o nome do Ivo, fazendo-se justiça, segundo a opinião do presidente, lembra Thomazoni. E circularam comentários de que a eleição entre os arenistas tinham sido decidida na cumbuca.

Aí viria a disputa do plenário. O concorrente, Acioli Filho, também era da Arena, mas concorria pela oposição com apoio do PMDB porque seu pai havia brigado com o governador Jayme Canet Júnior (Arena). Aí o Ivo diz que sentiu como era difícil negociar votos, porque a eleição estava apertada e se ele não garantisse alguns votos, não se elegeria. 

Ivo foi obtendo a garantia de vários votos, mas um pedia um caminhão de carteiras escolares para determinado município. O Ivo ligava pro governador, que concordava, pode fechar. Outro chegou a pedir a iluminação de um campo de futebol. ?Pode fechar?, garantia  o governador, segundo lembra Thomazoni.

Não fossem essas negociações, teria perdido a eleição, porque na votação a vantagem teria sido, segundo lembra Ivo, de apenas dois votos.

A presidência da Assembleia Legislativa foi a consagração política de Ivo Thomazoni, que tinha iniciado sua vida política como suplente de deputado que assumiu ainda em 1958. Depois foi prefeito de Pato Branco (61/64) e deputado estadual de 1966 a 1979. Em 78 ele se reelegeu, mas acabou não concluindo o mandato por problemas de saúde. O médico lhe disse: ?Escolha, a política ou a vida, seu coração não agüenta as duas?. Thomazoni escolheu a vida e, aos 83 anos, continua narrando fatos passados, do Paraná e principalmente do Sudoeste, onde trabalhou no comércio e no rádio antes de iniciar sua carreira política.

Torcendo por Traiano
Para Ademar Traiano, que acaba de assumir o posto que foi seu 38 anos atrás, Thomazoni diz: ?Estou torcendo pelo companheiro do Sudoeste, tenho certeza que ele vai fazer uma boa administração?.

De 30 em 30 anos
Sem contar os tempos de Domingos Soares (1910 a 1919), cujo sistema de eleição não sobrou ninguém pra contar (e se alguém pesquiou ainda não publicou), o primeiro deputado eleito pelo Sudoeste foi Cândido de Oliveira Neto, pelo PSD de Clevelândia, em 1947. Trinta anos depois, a região teria seu primeiro presidente da Assembleia eleito, Ivo Thomazoni (Arena).

Em 1985, o Sudoeste teve um segundo presidente da Alep, Nilso Romeu Sguarezzi (PMDB). E mais 30 anos depois, 2015, volta a ter um presidente eleito, Ademar Traiano, o primeiro de Francisco Beltrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques