Nery já foi prefeito em Salto do Lontra entre 1997 e 2000 e, a partir de 2021, vai comandar Dois Vizinhos juntamente com Carlinhos Turatto (PP).

Cátia Bonin, Carlinhos Turatto, Paulo Litro,
Nery Maria e Diego Borsatti, que coordenou a campanha.
A política está no sangue da família Maria, seja em Salto do Lontra, em Brasília (DF) com o deputado federal Nelsi ‘Vermelho’ Maria (PSD) e agora com o vice-prefeito eleito de Dois Vizinhos Nery Maria (PSDB). Empresário, ele estava afastado da política desde que foi prefeito de Salto do Lontra, entre 1997/00. Neste ano, aceitou o desafio de compor a chapa com Carlinhos Turatto (PP) e conseguiram a vitória no pleito eleitoral de domingo, 15. A dupla teve 11.826 votos (48,99%) e vai comandar o município entre 2021/24.
Na segunda-feira, 16, Nery conversou com a reportagem do Jornal de Beltrão e falou sobre o que espera para os próximos anos. Confira:
Jornal de Beltrão – Nery gostaria que o senhor analisasse a campanha, a vitória e idealizasse os próximos quatro anos de Dois Vizinhos?
Nery Maria – Realmente, foi uma campanha bonita, limpa, onde levamos nossa mensagem a todos os munícipes duovizinhenses. Caminhamos juntos com os candidatos a vereador e fizemos mais de 200 reuniões levando nossa proposta de governo. Trabalhamos em cima do plano de governo, que é realizável, vai ser realizável e eu só quero agradecer a todos que colaboraram com isso, nossa coordenação, na pessoa do Diego Borsatti, nossos 57 candidatos a vereadores que levaram nossa proposta e a população que confiou no nosso projeto. É isso que Dois Vizinhos queria, esperava e agora a responsabilidade é grande e temos um grande compromisso pela frente. Vamos com serenidade e objetivo de fazer uma grande administração. Vamos usar muito nossos deputados para alavancar recursos, mas temos um orçamento de R$ 147 milhões para o próximo ano e temos que trabalhar com ele e, com honestidade, transparência, dá de fazer muita coisa com esse recurso. Tenho certeza que a Câmara vai nos dar respaldo aos projetos, fizemos seis vereadores, mas vamos conversar com todos para fazermos uma união por Dois Vizinhos. Chamar os partidos, as pessoas de bem e caminhar juntos e, lá na frente, se não estivermos próximos, numa disputa eleitoral, cada um segue seu caminho, mas nosso objetivo é fazer um grande trabalho para que todos saiam ganhando.
JdeB – A transição é mais apertada nesse ano. O que o senhor espera dos próximos dias?
Nery Maria – A transição, realmente, fica mais curta, são cerca de 45 dias mas tenho certeza que o Raul (Isotton – atual prefeito), que é uma grande pessoa, meu amigo particular e vamos entrar em contato pra fazer da melhor forma possível e como ele recebeu a transição quando foi eleito e agora ele vai repassar para nós sem problema nenhum. Tenho certeza que não teremos problemas nessa questão da transição.