O recordista é Neuri Gehlen, de Mariópolis, que faleceu em janeiro deste ano: 19 anos.
Lessir Bortoli, prefeito de Renascença, é, em atividade, o recordista de tempo à frente de Executivo no Sudoeste. Em dezembro, ele encerrará oito anos de gestão no município. Somados aos oito anos em Dois Vizinhos (2001-08), totalizará 16 anos.
O recordista de todos os tempos continua sendo Neuri Gehlen, de Mariópolis, que faleceu no mandato, em janeiro deste ano. Ele alcançou a marca de 19 anos e um mês na cadeira de prefeito. Ele estava com 71 anos.
Lessir estreou na política em 2000, concorrendo em DV, pela situação, contra o oposicionista Zezinho Ramuski. Venceu o mesmo adversário também em 2004.
Em 2012, já com domicílio em Renascença, disputou a Prefeitura sendo oposição, e derrotou Charles Werner. Naquele ano, o prefeito José Kresteniuk não concorreu a um novo mandato consecutivo. Em 2016, na reeleição, Lessir venceu Tereza Giacomini.
Atualmente, o prefeito integra o grupo que está mobilizado pelo aeroporto regional e sua administração prepara o documento de desapropriação da área na comunidade da Linha Buriti. No entanto, a crise mundial do coronavírus deve arrefecer essa demanda por um certo tempo.
O nome de Lessir chegou a ser cogitado para concorrer a deputado em 2010, mas não aconteceu.

Prefeitos em atividade que completarão 12 anos de gestão
Outros três prefeitos em atividade no Sudoeste aparecem empatados, a completar 12 anos em dezembro: Dilmar Túrmina (Cruzeiro do Iguaçu), Jaime Carniel (Pinhal de São Bento) e Zelírio Ferrari (Santo Antônio do Sudoeste). Todos eles em condição de pleitear a reeleição em outubro.
Também com 12 anos na biografia como prefeito, Paulo Deola é o atual vice-prefeito em Bom Jesus do Sul. Ele já confirmou que não vai concorrer neste ano.
Prefeitos com bom tempo de mandato
14 anos de gestão
Juvenal Ghettino……………………………. Marmeleiro
Idevaldo Zardo …………………………………… Palmas
Jovino Periolo …………………………………. Vitorino
13 anos de gestão
Hélio Parzianello ……………………… Eneas Marques
12 anos de gestão
Paulo Deola …………………………. Bom Jesus do Sul
Vanderlei Crestani ……………………….. Chopinzinho
Ivanir Ogliari ………………………….. Coronel Vivida
Luiz Carlos Guimarães ………… Flor da Serra do Sul
Miguel Aguiar …………………………… Mangueirinha
Norberto Goedert ……. Nova Esperança do Sudoeste
Hilário Andraschko …………………………….. Palmas
Astério Rigon ……………………………… Pato Branco
José Kresteniuk …………………………….. Renascença
Dirceu Mezzaroba …………………………….. São João
Nivaldo Stoffels ………………………………….. Sulina
Loivo Ritter Verê