Mantendo a tradição de sempre haver disputa eleitoral, desde a primeira corrida eleitoral, em 1988, Sulina não será diferente neste 2016. O prefeito Almir Costa Ruivo (PSDB) concorre à reeleição, na coligação “União trabalho e respeito” (PR e PSDB), tendo como candidato a vice o vereador Evandro Alcântara (PSDB).
Na oposição, Paulo Horn (PMDB), que disputou em 2012. Ele lidera a coligação “Frente Liberal Democrática” (PMDB, PV, PSC, PSB, PT, PSD, DEM e PP) tendo como vice o vereador Ari Pedro Lorini (PSC).
História
Quando foi criado o distrito, em 1963, o nome dado foi o de Sede Sulina, numa homenagem ao povo oriundo do sul do Brasil. A lei de janeiro de 1987, que criou o município, suprimiu o “sede” e ficou só Sulina, num desmembramento de Chopinzinho.
Na primeira corrida eleitoral, vitória de José Nivaldo Stoffels, que derrotou Jose Boaretto por cerca de 500 votos – 1,5 mil a mil.
Nivaldo seria derrotado em 1996 (vitória de Pedro Calliari), mas depois daria o troco em Calliari em 2000 e seria reeleito em 2004. Com três mandatos, é o recordista na administração executiva do município.