Política

Em solenidade que durou menos de uma hora, na manhã desta sexta-feira, dia 1 de janeiro, foram empossados o prefeito Marciano Votri, 34 anos, e o vice-prefeito Marcio Roberto Tibes. A condução da sessão solene no Ginásio de Esporte foi da presidente da Câmara de Vereadores, Vitória Fogaça.
Foi um dia histórico para Vitorino, que passa a contar com o prefeito mais jovem da região e do Paraná – Marciano tem 34 anos – e a presidente do Legislativo também – Vitória Fogaça tem 19 anos. Mas não apenas este detalhe chama a atenção: dos nove integrantes da Câmara para o mandato 2021-2024, quatro são mulheres.
Estiveram na solenidade o ex-prefeito Juarez Votri (2013-2020), familiares dos novos prefeito, vice e dos vereadores empossados, servidores públicos e lideranças locais. Foram adotadas as normas de segurança sanitária para evitar o contágio do coronavírus, com o distanciamento social entre as pessoas, uso de máscaras e álcool em gel.
Perante a presidente da Câmara, os novos prefeito e vice juraram cumprir as leis.
Pronunciamentos das autoridades
Em seu discurso de despedida, o prefeito Juarez Votri fez agradecimentos a Deus, aos seus familiares, colaboradores da gestão e à comunidade. Votri disse que ao longo de dois mandatos venceu obstáculos e desafios. “Fizemos tudo aquilo que estava ao nosso alcance”, destacou.
Juarez Votri desejou sucesso ao novo prefeito e seu vice. Ele disse que deixa R$ 10,8 milhões (valor arredondado) em recursos financeiros – entre valores com gastos obrigatórios e livres – para o novo prefeito.
A presidente do Legislativo, Vitória Fogaça, em rápido discurso, disse que Executivo e Legislativo devem trabalhar juntos.
Em seu pronunciamento de posse, Marciano Votri reafirmou seu compromisso com a comunidade local. “Trago na minha alma a exata noção da minha responsabilidade neste momento. Reafirmo, aqui, meu compromisso de dedicação total ao nosso município, na busca de novas conquistas e a fim de entregar ao povo vitorinense uma situação mais digna e confortável, principalmente após o ano de tantas dificuldades que vivemos”