Política

A última entrevista da Rádio Educadora com os candidatos a prefeito de Dois Vizinhos foi com Nilson Silvestro (PSC) e Claudiovani Correa (PT), respectivamente candidatos a prefeito e vice. Os dois responderam as perguntas sem muitas delongas. Falaram muito em planejamento e projetos para melhorar a educação.
O JdeB reproduz parte da entrevista de Nilson e Claudiovani concedida a Jair Bonato, no programa Sete e Meia.
Relacionamento com os governos e sociedade
Nilson – Entendemos que existe uma estrutura administrativa pautada na na estrutura municipal, na estrutura estadual e na estrutura Federal. E é claro que a sociedade elege representantes para que eles nos representem nessas mais diversas esferas, mas temos convicção que estamos num tempo onde as decisões serão muito mais técnicas, do que políticas. Não teremos nenhum receio de bater em todas as portas das nossas representatividades. Todos aqueles eleitos que tiveram votos em Dois Vizinhos, terão nosso respeito e também o nosso pedido para trabalhar por Dois Vizinhos. Reitero e insisto de que é preciso, junto à prefeitura, criar um uma porta equipe técnica na elaboração de projetos, na busca de novas iniciativas e a partir de dados e de uma concepção científica e técnica, ir junto as Secretarias de Estado aos Ministérios na esfera Federal; aí com muita tranquilidade, com muita força e com muita serenidade, pleitear os recursos que precisam. Com relação às forças vivas: colocamos nós que não teremos nenhuma dificuldade em transitar em todas elas, porque a nossa história de vida sempre foi pautada nesse diálogo e nessa construção.
Projeto Dois
Vizinhos 2030
Nilson – Entendemos que todas as manifestações que tem a construção coletiva, têm o nosso respeito e vamos também estar olhando com muita com muita profundidade para nos ajudar na nossa caminhada. Esta questão também se amarra muito com aquilo que acabei de colocar: o nosso comitê gestor. Vamos entrar em janeiro na prefeitura, vamos formatar um grande conselho gestor que vai estar fazendo toda essa relação, diálogo e conversa com a sociedade pra que possa elencar as prioridades e poder avançar nos grandes investimentos que Dois Vizinhos precisa. Esse é um documento importante, porque ele vai dar um norte, uma direção não só para nossa próxima administração, mas para as próximas administrações.
Claudiovani – Não há dúvidas de que o projeto DV 2030 é o que há de melhor em termos de planejamento. Pensa ações de curto, a médio e a longo prazo. O DV 2030, belo projeto construído em sistema de mutirão, a muitas mãos, diferentes representações da nossa sociedade civil, tem essa grandeza de dar um rumo, dar um norte para onde queremos chegar, em que município nós queremos pra hoje, pra daqui dois anos, aqui quatro anos, dez anos. Ele é fruto da coletividade, do sonho de muita gente. Está de parabéns Associação Comercial e Empresarial que organizou e que vem constantemente atualizando as informações. Tive a oportunidade de estar presente em dois setores: saúde e assistência social, que tem um dos blocos lá. Queremos valorizar esse espaço de proposta e como lá tem proposta a curto e a médio prazo, estaremos olhando pro nosso PPA, mas incluiremos mais propostas que ali estão e poderão ser desenvolvidas nos próximos anos. Quanto mais cabeças pensam, melhor o resultado.
Geração de Empregos
Nilson – Neste tópico nós gostamos de dizer, com muita ênfase, que vai ser uns três pilares mais importantes do nosso governo. Educação, saúde e emprego e renda são o tripé que vai estar fortalecendo e dando base para todo o nosso trabalho administrativo na prefeitura. Geração de emprego e renda permite com que a gente consiga manivelar toda a sequência de trabalho da nossa comunidade. Nós temos um olhar muito especial para essa secretaria, desde a escolha do secretário até a implementação de pessoal que vai trabalhar, de capacidade técnica, de busca de projetos, de instruções e capacitação, porque aqui acreditamos que precisa ter um olhar muito significativo. Fortalecendo as parcerias com as nossas faculdades, buscando o apoio e o recurso que precisa, investindo no novo parque industrial, fortalecendo algumas leis que já estão incentivo a essa produção… Então, reitero pra toda a população que é um compromisso que assumimos e vamos discutir com todos vocês emprego e renda.
Claudiovani – Na pesquisa Sebrae 2020, Dois Vizinhos foi indicado como a cidade com maior potencial para investimento no Sudoeste. Não é fruto do acaso. Certamente é porque é na terra pujante, terra de gente trabalhadora, porque tem estabilidade econômica e organização. Então, nós queremos fazer jus a esse compromisso e ampliar ainda mais aquilo que já tem de bom. Tivemos, dois anos consecutivos, o selo ouro; porque o município esteve como aqueles que mais abriu frente de trabalho, ou seja, o município que mais gerou empregos. Também temos premiação por termos tido, nos últimos dois anos, a abertura de quase duas mil novas microempresas de empreendedores individuais, que fazem a diferença para essa soma. Vamos adquirir um terreno industrial para – de fato – oportunizar mais pessoas e empresas que querem também investir, mas também queremos pensar em terrenos menores, próximos aos bairros, para que o cidadão não precise se deslocar tanto até o trabalho.
Área de Educação
Nilson – Aqui vai acontecer um por um grande projeto, que a gente tá preparando, o Cidade Educadora. É um projeto que, partindo de uma base que nós temos em Dois Vizinhos: com duas universidades, um capital do conhecimento fantástico, com escolas particulares no auge, com a sede do Núcleo Regional de Educação instalado em Dois Vizinhos, com as escolas estaduais de Ensino Fundamental e Ensino Médio fortes, uma base das escolas municipais muito grande também. Então, é possível é sonhar com votação desse projeto que vai nortear todas as nossas ações de governo a partir de 21. Esse projeto visa transformar todos os agentes, os espaços e os investimentos em Dois Vizinhos, todo ele pensado e pautado num processo educativo e nós vamos transformar DV em um grande território pedagógico e educativo. Vamos construir uma carta de intenções para esse projeto e tudo aquilo que foi planejado e pensado, a partir de agora, terá que ter um cunho educativo, atendendo aqui todas as questões ambientais, de proteção aos animais, educacionais, culturais e sociais. Enfim, um projeto pensado, desenhado e implementado para que DV conquiste este espaço. Esse projeto existe a nível mundial: são 450 cidades no mundo que ganharam o selo de Cidade Educadora; no Brasil são apenas 15 cidades e nós nos identificamos com essa proposta, porque é nesta linha que queremos levar em Dois Vizinhos. Queremos que a comunidade participe desse projeto e pensar todas as obras. Importante também: a infraestrutura das escolas; capacitação dos professores; uma grande reforma tecnológica nas escolas; e, mais do que tudo, sempre valorizar o ser humano, os agentes responsáveis pela transformação da educação. Mais dois pilares desse projeto: a área do esporte e a área da cultura. No esporte, garantimos assumir o compromisso de implantar o maior programa esportivo que essa cidade já teve. Vamos construir aqui um outro grande projeto, vai se chamar Cidade do Esporte: já temos um acordo com os professores de educação física, fizemos uma reunião e aqui vai um caráter muito grande do nosso olhar de gestores para envolver toda a nossa comunidade. Na cultura: nos últimos anos, tem feito um trabalho magnífico levando o nome de Dois Vizinhos aos quatro cantos do Paraná, do Brasil e terá um apoio significativo em novos projetos, na infraestrutura do Arte & Vida que nós vamos reformar e construir mais salas, dando esse potencial, esse fôlego.
Área de Agricultura
Nilson – Vamos elencar um grande inventário das propriedades rurais de Dois Vizinhos, pra depois fazer uma divisão em três grupos: grandes propriedades, propriedades médias e pequenas propriedades. Nesse contexto amplo de atendimento, nós temos um compromisso de estar sempre trabalhando a melhoria da movimentação dessas famílias no interior, das estradas, dos consertos, de tudo aquilo que é necessário para que a pessoa possa transitar com tranquilidade e com rapidez. e daí Nesse contexto, queremos implementar outro projeto, que é o Melhor Acesso. A gente vai mexer no programa Horas Máquinas, aprovar uma mudança aqui e implementar o acesso das famílias. Um programa que a gente quer que a família possa entrar nas suas propriedades de forma muito efetiva. Para as propriedades pequenas, a gente precisa levar em consideração alguns aspectos importantes, como a capacidade produtiva de cada a propriedade; qual foi a cultura dessa família ao longo dos anos; falar sobre a sucessão dessas famílias, porque a gente tem que entender quem é a pessoa que comanda aquela propriedade, porque podemos encontrar propriedades que tenha o pai a mãe e nem um filho. Precisamos desses dados técnicos, científicos pra daí sim, fazer esses investimentos, buscar projetos que possam permitir agregar uma cultura diferente e que a gente possa valorizar ainda mais a produção e atuação de cada uma dessas pessoas. Temos o compromisso de fortalecer a parceria com a Utfpr, que tem o curso de Agronomia, curso de Engenharia Florestal e que trabalham nessa área. Queremos assumir um compromisso, uma responsabilidade de fazer essas melhorias que precisam ser feitas.