8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Para 2020, PDT prioriza a organização nos 30 maiores municípios

Nessa conta, Francisco Beltrão (24º maior município) e Pato Branco (26º) estão incluídos.

Deputado Nelson Luersen, do PDT de Planalto,

principal liderança da legenda na região Sudoeste.

O Plano de Convenções Municipais para a eleição de diretórios foi a pauta que dominou a primeira reunião ordinária da Executiva Estadual do PDT Paraná, realizada nesta semana. De acordo com o presidente André Menegotto, até o momento 69 municípios estão aptos para convenções até o prazo final do processo, em 31 de março.

- Publicidade -

“Elaboramos um caderno de orientações com todos os procedimentos jurídicos necessários para que os municípios possam realizar as convenções da forma mais organizada possível. Isso faz parte do processo de restruturação e fortalecimento do PDT no Paraná”, afirmou Menegotto.

O presidente explicou ainda que a Executiva Estadual, além de dividir o estado em 12 coordenações regionais para facilitar a organização dos diretórios, está dando uma atenção especial aos 30 maiores municípios do Estado, que juntos representam mais de 60% do eleitorado paranaense. “Desses 30 municípios, já estamos organizados em 27. E é importante observar que a organização nesses municípios polos incentiva e auxilia a organização dos menores”, argumentou.

O PDT de Beltrão deve ter uma reunião amanhã para debater sobre seu encontro municipal. No ano passado, dois pedetistas se apresentaram como prefeituráveis — o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Kniphoff, e o ex-vereador Jocemar Madruga. Um terceiro nome também foi especulado, o do ex-deputado federal Assis do Couto.

No Sudoeste, o PDT tem quatro prefeitos — Américo Bellé (Capanema) e Dilmar Túrmina (Cruzeiro do Iguaçu), que podem concorrer à reeleição, e Gilmar Paixão (São Jorge D´Oeste) e Jair Stange (Nova Esperança do Sudoeste), que foram reeleitos em 2016.

Em Pato Branco, o PDT está no campo de apoio do prefeito Augustinho Zucchi (Podemos), ele mesmo um ex-pedetista.

Se a prioridade de focar nos 30 maiores municípios for de fato encaminhada, o Sudoeste terá dois nesse rol: Beltrão (24º maior município, 91 mil habitantes) e Pato Branco (26º, 83 mil). Outros dois importantes municípios sudoestinos são Palmas (36º, 51 mil) e Dois Vizinhos (44º, 41 mil).

Em Curitiba, o nome do partido para concorrer a prefeito é o do deputado federal Gustavo Fruet, que foi prefeito de 2013 a 16 (quando derrotou, no segundo turno em 2012, o hoje governador Ratinho Júnior).

Movimentos da sociedade
Outro ponto de destaque na pauta estadual foi a necessidade de envolver os movimentos do PDT no processo de convenções municipais, uma vez que os dirigentes dos movimentos têm assento nos diretórios. O PDT conta com mais de 10 movimentos constituídos em nível nacional, entre os quais estão Sindical, Negro, Aposentados, Comunitário, Diversidade, Ação Mulher Trabalhista, Cultural Darcy Ribeiro, Juventude Socialista e EcoTrabalhismo.

 

Pauta legislativa
Buscar a unidade nas divergências, respeitando aquilo que é fundamental para o partido. É com este propósito que a bancada do PDT na Assembleia Legislativa inicia o ano legislativo. A pauta legislativa também foi tema da primeira reunião ordinária da Executiva Estadual do PDT Paraná.

O deputado Nelson Luersen (PDT de Planalto) defendeu a unidade da bancada em torno das pautas prioritárias do partido e ressaltou que já iniciou uma conversa com a liderança do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri (PSD), para tratar das mudanças de regras no programa Nota Paraná, uma vez que várias entidades estão preocupadas com a perda de recursos para a manutenção das mesmas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques