Para os últimos 30 dias, Madruga, Luciana e Cordasso preparam comícios e corpo a corpo
Se os eleitores de Francisco Beltrão estranharam a ausência de comícios na campanha deste ano, se preparem para setembro. Os comícios estarão de volta,. De hoje até 3 de outubro ? um domingo, dia da eleição ? faltam exatamente 30 dias.
Elemento de mobilização popular no pós 2ª Guerra, os grandes comícios estiveram ausentes da cena brasileira no período da ditadura militar. Com a redemocratização dos anos 80, temia-se que com a polularização da TV os comícios estariam fadados ao esquecimento.
Engano. O povo gostou de ir para as ruas pelas diretas, por seus candidatos ao governo e à Presidência da República.
Este ano, no entanto, por contenção de despesas, ou pela presunção que uma grande quantidade de comícios não conquistam votos, as coordenações das campanhas de Francisco Beltrão têm sido cautelosas nesse item.
O que se tem observado são reuniões e o tradicional corpo a corpo ? quando os candidatos a prefeito, vereador e cabos eleitorais contratados ou espontâneos falam diretamente com os eleitores e entregam um santinho.
Madruga
??Nossa estratégia para os últimos 30 dias será a mesma dessa campanha, casa em casa, sem desanimar??, diz Jose Carlos Vieira (PC do B), candidato a vice na chapa de Jocemar Madruga (PC do B) e também um dos coordenadores da campanha. ??Teremos um comício no fim do mês, mas ainda faltam acertar detalhes??, revela. Detalhes, no caso, são a data e o local, porque a coordenação já decidiu que haverá o evento.
Outro ponto de mobilização do PC do B será uma reunião geral ? com Madruga, Vieria, e todos os candidatos a vereador, além da coordenação de campanha ? no último fim de semana que antecede o 3 de outubro.
No início da campanha, Madruga chegou a anunciar um comício, mas por causa do mau tempo naquela vez desistiu. Sua campanha tem sido a de porta em porta.
Ele contabiliza bairros como Cango, Cristo Rei, Guanabara, Novo Mundo e os jardins Floresta e Itália entre outros, como visitados.
Luciana
Luciana promoveu dois grandes atos políticos, um para o lançamento de sua candidatura e outro para a apresentação do plano de governo ? o primeiro a ser apresentado entre as três candidaturas.
Luciana teve num evento no CTG o apoio do governador Robeto Requião (PMDB) e de cinco deputados ? os federais Assis Couto (PT), Irineu Colombo (PT), Osmar Serráglio (PMDB) e Paulo Bernardo (PT), e o estadual André Vargas (PT).
Trechos do discurso de Requião fazem parte hoje do caminhão de som da candidatura e do programa político do rádio.
??Estamos otimistas para os últimos 30 dias, o PT sempre faz a diferença na reta final??, diz Saudi Mensor, um dos coordenadores da campanha de Luciana. Para o final de setembro, comícios e carreatas estão na agenda.
Cordasso
A coordenação da campanha do prefeito Vilmar Cordasso (PP), candidato à reeleição, informou que o plano de governo está sendo finalizado. A apresentação para a população deverá acontecer em breve.
Quanto aos comícios, ficarão todos para o final do mês.
??Agora nos últimos 30 dias vamos fazer um trabalho dirigido ao eleitor, no corpo a corpo, entregado os santinhos??, declarou Antônio Carlos Bonetti, coordenador da campanha.
Até agora Cordasso tem priorizado as reuniões no interior. Durante a semana à noite e nos finais de semana durante o dia. Para setembro a prioridade serão as reuniões nos bairros.