6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Programa revalida para médicos em andamento; Reichembach e Luciana opinam

Política

Alep – O Governo Federal, através do Ministério da Educação, marcou para outubro o início da aplicação do processo de Revalidação de Diplomas, o Revalida. Enquanto isso, os estados se movimentam para implantarem os seus próprios programas. Ao mesmo tempo em que o deputado Emerson Bacil (PSL), com o apoio de diversos deputados, apresentou o projeto de lei 341/2020 na Assembleia Legislativa, que prevê simplificar o processo com oferta de complementação em universidades brasileiras, ele promoveu uma audiência pública remota, para tratar do tema, especialmente em relação aos médicos. Bacil preside na Casa de Leis, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (CCTIES).

O último Revalida no Brasil foi realizado em 2017 e dos 7.300 inscritos, apenas 393 ingressaram no processo. Atualmente, mais de 4 mil pessoas aguardam por um novo Revalida.

O deputado Wilmar Reichembach (PSC) relatou que tem sido abordado por profissionais que se formaram no exterior com frequência e que pedem o apoio da Assembleia. “Fico feliz que a Assembleia esteja discutindo isso em um momento de carência de médicos, que se evidenciou durante a pandemia”.

- Publicidade -

A deputada Luciana Rafagnin (PT) disse que “é importante que o Brasil reconheça a formação desses profissionais e dê oportunidades para que eles nos ajudem a salvar vidas e, especialmente agora, também atuem para fazer a população brasileira atravessar e vencer essa pandemia”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques