6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

PSDB contrata empresa para campanhas de Leite e Doria testarem novo App

A suspensão da votação agravou a divisão interna entre Doria e Leite. A disputa está acirrada, e o resultado está em aberto.

Após falhas registradas na votação das prévias presidenciais no último domingo, o PSDB anunciou a contratação de uma empresa privada que terá o aplicativo testado pelas campanhas de João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) para eventualmente substituir a ferramenta da fundação responsável pelo app original.

As campanhas de Doria, Leite e do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio deram aval para testarem o novo aplicativo, da RelataSoft, empresa de tecnologia eleitoral que faz parte do projeto Eleições do Futuro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A ferramenta da Faurgs (Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul), contratada para desenvolver o app original, ainda não foi totalmente descartada. Caso a empresa tenha condições tecnológicas para dar continuidade à votação, a RelataSoft poderia fazer a validação do processo, segundo o presidente da empresa, Leonardo Cunha.

A suspensão da votação agravou a divisão interna entre Doria e Leite. A disputa está acirrada, e o resultado, em aberto. Virgílio não tem chances de vencer e, na prática, se alia a Doria. Uma vez escolhido o app, a ideia seria fatiar a votação em mais de um dia — separando a votação de políticos com mandato e, em seguida, de filiados. As causas das falhas no aplicativo não foram identificadas ainda.

- Publicidade -

Pressão
Leite vem fazendo denúncias a respeito de compra de votos e pressão do time de Doria sobre tucanos em São Paulo. O caso mais conhecido é a demissão do então secretário de Habitação da capital paulista, Orlando Faria, após declarar voto no gaúcho. No último domingo, o PSDB fez uma votação híbrida. Num evento grandioso em Brasília, feito para anunciar o vencedor, mas que terminou de forma melancólica sem conclusão, puderam votar por meio de urnas eletrônicas os prefeitos e vices, deputados estaduais, deputados federais, senadores, governadores e vices e os ex-presidentes do partido. Ao todo, 44,7 mil tucanos (cerca de 3% do 1,3 milhão de filiados) se inscreveram para a votação indireta, em que cada grupo representa 25% da pontuação: filiados; prefeitos e vices; vereadores e deputados estaduais; deputados federais, senadores, governadores e vices, ex-presidentes do PSDB e o atual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques