Pesquisa da Radar Inteligência entrevistou 450 eleitores do município; ruim/péssimo ficou em 8% e 24%, respectivamente.
Se dependesse do eleitorado de Francisco Beltrão, o governador Ratinho Júnior (PSD) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estariam numa situação muito boa.
O levantamento da Radar Inteligência mostra que o índice de ótimo/bom de Ratinho é de 57%, com uma rejeição de ruim/péssimo de apenas 8%.
Bolsonaro tem um percentual de ótimo/bom de 44% — sete pontos acima dos 37% registrados em agosto pelo Datafolha, em todo o Brasil.
Os números de ruim/péssimo para Bolsonaro ficam na casa dos 24% — dez pontos abaixo dos 34% no País, segundo o Datafolha.
De acordo com a Radar, Ratinho e Bolsonaro mantêm empate técnico quando a resposta dada foi “regular”: 27% para o governador e 26% para o presidente. Aliás, empate também com o que pensa o brasileiro sobre Bolsonaro, ou seja, 27% de regular.
Curiosidades sobre Ratinho
Ratinho tem uma avaliação de ótimo/bom equilibrada entre homens e mulheres, 59% e 58%; na faixa etária, seu melhor desempenho é no eleitorado com mais de 60 anos, 65%. Já entre o eleitorado de 25 a 34 anos, 11% de ruim/péssimo é o máximo.
Na faixa salarial, Ratinho tem seu melhor desempenho no eleitorado de um a dois salários mínimos, 59% de ótimo/bom. Entre os mais ricos, o bloco de 2 a 5 salários, e mais de 5, o ruim/péssimo fica em 12% e 11%, respectivamente.
No corte por região da cidade que a pesquisa faz, o melhor desempenho do governador é nos bairros Vila Nova, Miniguaçu e Seminário, com 75% de ótimo/bom.
Já na região Alvorada/Marrecas, o ruim/péssimo bate nos 19%.
Curiosidades sobre Bolsonaro
Bolsonaro é mais bem avaliado entre os homens (48%) do que entre as mulheres (38%); na faixa etária, seu melhor desempenho está entre o eleitorado entre 25 a 34 anos, com 48%. Já o maior índice de ruim/péssimo para o presidente fica na faixa de 45 a 59 anos, com 30%.
Na renda salarial, Bolsonaro tem seu melhor desempenho no bloco dos que ganham de 2 a 5 SM e mais de 5: 47% e 49%, respectivamente. O maior ruim/péssimo do presidente está entre o eleitorado de um a dois salários mínimos, com 27%.
No corte por região, o melhor desempenho do presidente é nos bairros Vila Nova, Miniguaçu e Seminário, com 56% de ótimo/bom. Já no Padre Ulrico, o recorde de ruim/péssimo, 53%.
Eleição
Tanto Ratinho quanto Bolsonaro foram eleitos em 2018. Poderão, portanto, concorrer à reeleição em 22.
Pesquisa da Radar Inteligência
Nos dias 12 e 13 de outubro (segunda e terça-feira desta semana), a Radar Inteligência entrevistou 450 pessoas com 16 anos ou mais, na metodologia presencial, aplicando os questionários em domicílios ou com transeuntes, respeitando a proporcionalidade por sexo, local de moradia, renda e faixa etária. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais e o intervalo de confiança, 95%. A pesquisa foi encomendada pela Editora Jornal de Beltrão S/A e registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 04618/2020.