8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Raul Isotton conclui mandato no Ciruspar com pagamentos das prefeituras em dia

Política

Raul Isotton vai passar a presidência do Ciruspar/Samu para Disnei Zuca Luquini.

O prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton, está se despedindo da presidência Consórcio Regional da Rede de Urgência e Emergência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), após quatro anos. Sua gestão foi marcada pela aproximação dos prefeitos, da gestão, e a menor inadimplência de repasses entre os consórcios regionais do Samu, no Paraná.

Isotton assumiu a presidência dia 16 de dezembro de 2016 para mandato de dois anos (2017 e 2018), e por aclamação foi reconduzido para mais dois anos (2019 e 2020). Desde então, enfrentou diversos desafios, liderando o serviço de urgência e emergência que atende os 42 municípios do Sudoeste do Paraná.

No início de sua gestão atuou como mediador e conciliador de uma longa greve de técnicos de enfermagem e condutores socorristas, garantindo melhoria salarial e fechando acordos com sindicatos de saúde e condutores.

- Publicidade -

O presidente mostrou-se sempre disposto a negociar com sindicatos, buscando o equilíbrio entre os custos de manutenção e os direitos dos funcionários. Diante das dificuldades do alto custo de manutenção do Samu, defendeu a importância da permanência da Central de Regulação no Sudoeste, quando da proposta do governo estadual de mudá-la para Cascavel.

Buscou a renovação da frota junto aos deputados estaduais e à Secretaria de Saúde do Paraná – foram 19 novas ambulâncias –, garantindo segurança aos funcionários e usuários e também baixo custo de manutenção; buscou junto à bancada federal reitera-das vezes a melhoria de custeios federal para deso-nerar os municípios.

Inadimplência quase zerada
Hoje o Ciruspar é mantido com recursos do Governo Federal (29%), Governo do Paraná (22%) e dos 42 municípios do Sudoeste (49%). Mesmo com a sobrecarga do custeio municipal, na gestão de Raul a inadimplência dos repasses de custeio foi praticamente zerada e ainda deixa um saldo positivo em caixa.

Raul Isotton apoiou o fortalecimento do Nei (Núcleo de Educação Itinerante do Ciruspar), incentivando a capacitação da rede de urgências (regional), para qualificar o atendimento à população.

Durante sua gestão as bases de Itapejara D’Oeste e Ampere foram implantadas, equipes foram qualificadas e feito um concurso público com cerca de 100 novas contratações. Hoje, o Ciruspar conta com 352 funcionários, a central de regulação em Pato Branco e bases em Ampere, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Itapejara D’Oeste, Mangueirinha, Palmas, Pato Branco, Realeza e Santo Antônio do Sudoeste.

No fim de sua gestão com aprovação da Deliberação de CIB Estadual (Comissão Intergestores Bipartite) deixa encaminhada solicitação de novas ambulâncias e processo de habilitação para novas bases.
Dia 1º de janeiro de 2021 assumirá a presidência do Ciruspar/Samu 192, o prefeito reeleito de Ampere, Disnei (Zuca) Luchini que estará à frente da entidade em 2021 e 2022.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques