Política

Nem todo mundo no Sudoeste está tão otimista quanto o ex-prefeito de Francisco Beltrão Vilmar Cordasso, que ontem, em texto publicado no Jornal de Beltrão, externou sua aposta no governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) como uma terceira via diante da polarização exercida no momento pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT).
“Sou entusiasta do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que não tava ainda aparecendo. Se o PSDB abrir um espaço pra ele, é alguém que foi prefeito, isso é uma pós-graduação, agora ele é governador, isso é um mestrado de administração pública; ele se expressa bem, o Rio Grande do Sul está se recuperando. Me parece que o Leite, de repente, pode ser uma opção”, escreveu Cordasso.
O sociólogo de Francisco Beltrão Arilson Sabadin é mais comedido: “Com a polarização atual, a dificuldade é muito grande para que um nome possa se tornar viável , pelo menos até o momento”. Há cerca de três meses, no Brasil, foi lançado o Manifesto pela Consciência Democrática, com as assinaturas de Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSDB), João Doria (PSDB), Luciano Huck (sem partido), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e João Amoêdo (Novo).

de Itapejara D´Oeste.
Pesquisa do Ipec divulgada na sexta-feira passada, 25, mostrou Lula com 49% das intenções de voto no primeiro turno e Bolsonaro com 23%. Depois, Ciro (7%), Doria (5%) e Mandetta (3%). Outros 10% disseram preferir votar em branco ou nulo e 3% não responderam. A margem de erro é de dois pontos.
Amoêdo já desistiu; Huck, idem. À exceção de Ciro, todos os signatários do Manifesto foram “bolsonaristas” no segundo turno de 2018 (contra o petista Fernando Haddad), mas hoje se declaram na oposição ao presidente. Além do antibolsonarismo, o grupo também é antipetista.
Prossegue Arilson: “A disputa está muito distante ainda, o que normalmente acontecia nos bastidores em outras eleições, nesta o jogo político, com articulações e manifestações, já está até nas ruas. Este quadro também dificulta o surgimento de outro nome, porque estreita o espectro político; no entanto, sempre existe essa possibilidade, especialmente um nome novo e com apelo popular, mas que até agora não apareceu”.

O ex-prefeito de Itapejara D´Oeste Agilberto Perin fica resignado: “Bom seria um terceiro nome, sim, mas não acredito que surja uma forte liderança que possa mudar o quadro atual”.
Allyne Marini, ex-vereadora de Chopinzinho, está bem cética: “Vários nomes surgirão, mas ninguém com expressividade suficiente para chegar ao segundo turno”.
De São João, o escritor Antônio Rezzardi lamenta: “No momento não vejo ninguém”.
Para o ex-prefeito de Coronel Vivida Frank Schiavini, “se aparecer um nome como terceira via, acredito que teria uma grande força, seria de grande importância; o ideal seria, mesmo, o país sair dessa polarização”.
Mandetta articulador
Idealizador do Manifesto, Mandetta se reuniu no último dia 16 com dirigentes e integrantes de sete siglas de centro-direita e de centro-esquerda —DEM, PSDB, MDB, PV, Cidadania, Podemos e Solidariedade. Ao fim do encontro, anunciou-se o consenso de que ninguém ali pretende se incorporar a Bolsonaro ou a Lula, pelo menos não no primeiro turno.

De acordo com Mandetta, seu papel tem sido o de “provocar os partidos” em busca de coalizões. “Ressalvei que todos eles podem ter seus pré-candidatos. Isso não anula a conversa partidária. Precisamos criar uma força gravitacional plural e ampla, para fazer frente a Lula e a Bolsonaro.”
“Os nomes vão aparecer em função dos espaços políticos que forem criados. Se vai ter um nome capaz de aglutinar todos, hay que ver [é preciso ver]. O que não podemos deixar é de debater o Brasil, os problemas reais e o projeto de país que queremos, de reconstrução e de esperança”, acrescenta.
Sobre o desfecho do manifesto, ele resume: “O Huck se orientou por uma questão pessoal e profissional, o PSDB caminhou para as prévias, o Ciro continuou com a sua pré-candidatura e vem dialogando com os partidos, e o Amoêdo recuou, mas continua participando e dando ideias”.
O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, que foi sondado para assinar o texto, mas declinou alegando impedimentos contratuais com a consultoria para a qual trabalha, continua sendo uma incógnita para as eleições. Partidos e apoiadores da Operação Lava Jato o incentivam a se candidatar.
“O Moro tem uma posição muito reservada”, diz Mandetta. “Deve estar refletindo, tem o tempo dele.”
Apesar dos entraves, João Amoêdo se diz otimista. “A gente ainda continua com poucas opções na terceira via, mas vai se criando um caminho para que lá na frente, se houver convergência de ideias e disposição daquele que tem maior chance, ocorra uma junção eventualmente em torno de um nome.”
Confira alguns nomes de dentro e de fora da política para terceira via presidencial
Ciro Gomes – Ex-ministro e ex-governador do Ceará. É quem tem a pré-candidatura mais avançada e maior apoio do próprio partido, o PDT.
Governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite RS), senador Tasso Jereissati (CE) e ex-prefeito Arthur Virgílio – Disputam as prévias do PSDB, em novembro.
Luiz Henrique Mandetta – Ex-ministro. É pré-candidato do DEM a presidente, mas também visto como um bom vice.
Rodrigo Pacheco – Hoje no DEM e presidente do Senado, é desejado pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, para se candidatar.
Alexandre Kalil (prefeito de Belo Horizonte), Ratinho Júnior (governador do Paraná) e Antonio Anastasia (senador de Minas Gerais) – São nomes do PSD ventilados pelo principal dirigente do partido, Gilberto Kassab.
Michel Temer – Ex-presidente é lembrado por aliados do MDB, embora oficialmente descarte concorrer.
Simone Tebet – Senadora do Mato Grosso do Sul, tem o apoio de alas do MDB e ganhou força com sua atuação na CPI da Covid.
Sergio Moro – Ex-ministro, ex-juiz da Lava Jato. Distante do debate eleitoral, ainda é assediado por partidos e políticos para que dispute.
José Luiz Datena – Jornalista. Fez acordo para se filiar ao PSL e quer testar seu nome em pesquisas para se decidir.
Danilo Gentili – Jornalista. Sem filiação, foi estimulado pelo MBL (Movimento Brasil Livre), mas é dúvida.