“São mais investimentos para a saúde do nosso município, garantidos pelo deputado Traiano”, afirmou o prefeito Cleber.

O prefeito Cleber Fontana (PSDB), de Francisco Beltrão, e o deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia, tiveram uma audiência com o secretário estadual Beto Preto (Saúde), em Curitiba. Ao final do encontro anunciaram importantes conquistas para o município. “São mais investimentos para a saúde de Beltrão, todos garantidos pelo deputado Traiano”, afirmou Cleber.
Foram anunciados recursos para a construção da sede própria do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atualmente funciona em prédio alugado no Bairro Industrial, com uma estrutura limitada. “São grandes conquistas para Francisco Beltrão com o aval do governador Carlos Massa Ratinho Júnior [PSD] na área da saúde”, destacou Traiano.
A nova sede será ao lado da UPA 24 Horas, em espaço físico cedido pela Prefeitura e com a nova estrutura custeada pelo Governo do Estado. “Com a estrutura adequada e melhor localização o Samu agilizará ainda mais os seus atendimentos, especialmente para a remoção de pacientes”, relata Cleber.
Também foi garantida a manutenção do apoio financeiro do Estado para auxílio no custeio do Hospital São Francisco, que é referência nos atendimentos do SUS em Francisco Beltrão. O repasse mensal da Secretaria Estadual de Saúde é de R$ 300 mil. Esse aporte financeiro é considerado de fundamental importância para o hospital.
Credenciamento do Hospital do Câncer
O Hospital do Câncer de Francisco Beltrão (Ceonc) também será contemplado. O secretário Beto Preto garantiu o credenciamento do serviço de radioterapia que é prestado pela unidade de saúde. Esse é um passo decisivo para a manutenção do serviço por parte do Ceonc. Além disso foram direcionados recursos para reformas em diversas unidades básicas de saúde.
“Mais uma vez agradecemos o deputado Traiano, que tem viabilizado muitos recursos para o nosso município, e ao secretário Beto Preto, que atendeu os nossos pleitos e garantiu todos os recursos que reivindicamos, pois são de suma importância para a nossa estrutura de saúde”, declarou o prefeito.
“Um passo a mais”
O diretor do Ceonc, Daniel Rech, disse que com “esse passo a mais”, a instituição poderá fazer mais empréstimos e pensar em, futuramente, ampliar o espaço. Em relação à equipe de funcionários, ela já está contratada e trabalhando. “Desde o ano passado o prefeito Cleber havia dito que esse credenciamento sairia, daí fizemos a nossa parte”, comentou Daniel.