Sudoestinos se dividem sobre a decisão do experiente político paranaense.

A especulação surgiu no fim de semana, considerando a possibilidade do senador Álvaro Dias (Podemos) concorrer novamente a presidente neste ano. Se isso acontecer, ele desistiria de tentar mais um mandato de senador — cargo que ocupa de forma ininterrupta desde 1999.
Ontem de manhã, no Twitter, o jornalista Fernando Molica (CNN) escreveu o seguinte: “Há pouco, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR) me disse que até amanhã [hoje] anunciará se aceita ser candidato à Presidência da República. Há a expectativa de apoio do União Brasil, o que garantiria tempo de TV e recursos para a campanha”.
O Jornal de Beltrão escutou algumas lideranças da região sobre essa questão: se prefere ver Álvaro outra vez candidato a presidente ou tentando mais um mandato de senador. Confira.
Professor Wagno da Silva, de Francisco Beltrão: “Álvaro a presidente. É uma pessoa experiente, administrativa e politicamente, possui articulação e coerência em suas palavras e atos. Infelizmente teve aquele episódio com os professores, o que o deixou prejudicado politicamente. Mas o considero visionário e atual, gostaria de vê-lo na Presidência e tenho certeza que desempenharia um bom mandato”.
Já o vereador João Luiz Vargas, do Podemos de Ampere, quer Álvaro como candidato a senador. “Para presidente está muito polarizado entre Bolsonaro e Lula, não adianta encarar agora. Como senador ele tem mais chance.”
Ezequiel do Nascimento, vereador do Podemos de Nova Esperança do Sudoeste, também prefere Álvaro Dias como candidato a senador. “Presidente, no caso, não faz sentido. Candidato a presidente ele já foi, mas para senador é um nome forte.”
Luiz Carlos Vieira Lopes, vice-presidente da Câmara de Renascença, também do Podemos, igualmente prefere Álvaro Dias como candidato a senador. “Para presidente está muito competitivo.”
Já o presidente da Câmara de Renascença, Gilmar Schimidt (Podemos), opta pela candidatura de Álvaro Dias para presidente: “Ele deveria ser candidato a presidente. Não só pelo partido, mas eu vejo nele um dos políticos que a gente pode acreditar. Mas mesmo que ele vá pro Senado, vou apoiar ele igualmente”.
Renascença, a capital do Podemos no Sudoeste
Renascença pode ser considerada a capital do Podemos do Sudoeste do Paraná. Tem o prefeito, o vice e quatro vereadores do mesmo partido. E se tem um vereador que quer o Senado e outro que quer a Presidência, vamos deixar para que o prefeito, Idalir Zanella, desempate. Por telefone, ontem à tarde, o prefeito relatou: “Há uns 40 dias, eu fui lá no escritório do Álvaro, em Brasília, e disse que ele deve ser candidato a presidente. Mas, claro, tudo vai depender da negociação deles. Se ele decidir pelo Senado, continua com o nosso apoio. Desde 1986, eu sempre votei nele, ele abriu muitas portas pra nós, a gente não tem como negar, tamos aí juntos”.
Adogado Fábio Forselini, de Pato Branco: “Sou favorável que ele seja candidato a presidente! Até porque Sergio Moro, seu principal adversário, tem tudo para ser o novo senador, tem representatividade nacional. Está na hora de renovar”.
Prefeito de Coronel Vivida de 2013 a 2020, Frank Schiavini também gostaria de ver Álvaro na corrida presidencial. “Poderia dar uma mexida na polarização.”
Uma terceira opção
Prefeito de Francisco Beltrão de 2001 a 2008, Vilmar Cordasso tem uma análise diferente dos demais, nem Senado, nem Presidência: “Sendo bem sincero, acho que o senador Álvaro Dias não deveria mais ser candidato a nada. Ele tem uma história bonita, que tem de ser preservada, todos reconhecemos seu trabalho. Vejo sua missão política cumprida”.