
Assessoria e JdeB – Nos dias 3 e 4 de junho, o ex-governador e agora pré-candidato a deputado federal pelo PSDB Beto Richa passou por Francisco Beltrão para atividades de campanha. Entre suas atividades, concedeu uma entrevista a Talles Vanderlinde, da Radio News. No início da entrevista, Talles fez menção ao ex-governador José Richa (1983-86), que era odontólogo formado pela UFPR. Além disso lembrou o período em que Beto Richa, deputado estadual pelo PTB (1995-2000), fazia a representação política dos municípios de Eneas Marques e Salto do Lontra.
Injustiça
No decorrer da entrevista, Beto Richa frisou que foi “injustiçado” pela Operação Lava Jato, e que está fazendo um trabalho “para restabelecer a verdade”. Inclusive citou que o “hackeamento de mensagens do telegram, de membros da operação Lava Jato, provou que os julgamentos foram parciais”. Também citou que membros da operação podem estar inelegíveis e inclusive futuramente podem ser obrigados a devolver dinheiro desviado ao erário público.
Obras
Talles citou obras que foram concluídas ou iniciadas no período da gestão do governador Beto Richa — o Contorno Norte, a contenção das enchentes, prolongamento da Avenida Júlio Assis Cavaleiro, trincheira do Bairro São Miguel e a implantação do curso de Medicina na Unioeste. Beto se disse muito orgulhoso de ter feito esse trabalho por Francisco Beltrão, inclusive destacou que foi o único governador a ter percorrido todos os 399 municípios do Estado, e que não foi a passeio, e sim para liberar obras. Talles lembrou o fato que o ex-governador e o prefeito Cleber Fontana pertencem ao mesmo partido. Inclusive citou que das prefeituras comandadas pelo PSDB no Estado, Francisco Beltrão é o maior município.
Cleber no Instituto Teotônio Vilela
Eles também comentaram que o prefeito Cleber vai assumir o Instituto Teotônio Vilela, órgão do PSDB destinado à formação política. Beto Richa citou que o prefeito de Francisco Beltrão se tornou uma liderança a nível estadual, disse que tem uma amizade pessoal com o prefeito, e que se sente muito à vontade de estar ao lado do prefeito nesse período eleitoral, e que essa afinidade — no caso de sua eleição para deputado federal — “vai se transformar em recursos para Francisco Beltrão”. Por fim foi perguntado a Beto Richa se ele tem interesse de voltar a ser governador. Ele citou que lideranças gostariam que ele fosse candidato ao executivo no pleito de 2022. Mas ele reiterou que está focado na campanha a deputado federal. E “oportunidades futuras devem ser pensadas no momento adequado”.