Na Amsop, ela pediu o apoio das Prefeituras para fomentar conselhos municipais de olho nos programas estaduais.

Assessorioa e JdeB – A Amsop, em Francisco Beltrão, recebeu a “Caravana Paraná unido pelas mulheres”, organizada pela Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná e Associação dos Municípios do Paraná (AMP), que apresentou ações e políticas públicas voltadas à população feminina, além de palestras sobre a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.
De acordo com a titular da pasta, Leandre Dal Ponte, o objetivo é estruturar nos municípios um sistema de governança local, formado por um órgão específico, um fundo e conselhos municipais, o que irá permitir a desburocratização dos programas oferecidos pelo governo do Estado. “Para que possamos fazer o orçamento chegar nos municípios, capacitar os gestores e financiar as ações que as prefeituras já desenvolvem ou que serão executadas pelo Estado, nós precisamos fazer esse arranjo de governança a nível local”, explicou Leandre.
O governador Ratinho Júnior (PSD)sancionou a lei que criou o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, porém, conforme dados da secretaria, hoje apenas 64 municípios paranaenses possuem um fundo municipal dos direitos da mulher, o que representa 16% dos 399 municípios do Paraná. O presidente da AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos (PTB), marcou presença, assim como os deputados do PSD Ademar Traiano (presidente da Assembleia) e Wilmar Reichembach.
“Sempre buscamos, através da Amsop, trabalhar muitos assuntos e muitas demandas pertinentes que fazem com que o nosso sudoeste esteja sempre na rota do desenvolvimento”, asseverou o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto (PDT). O evento foi acompanhado por cerca de 250 pessoas, muitas lideranças regionais.