16.1 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 26 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Leandre está animada com a estruturação da nova Secretaria da Mulher

A pasta vai incorporar também a questão do idoso, que é também uma luta do vereador Oberdan Saretta, que acompanhou a visita da secretária Leandre.

- Publicidade -
No Jornal de Beltrão, secretária estadual Leandre Dal Ponte (Mulher e Igualdade Racial), Jovelina Chaves, Marcos Kuchinski (diretor comercial do Jornal de Beltrão), vereador Oberdan Saretta e Badger Vicari. Foto: Leandro Czeraniski/JdeB.

JdeB – Depois de dois mandatos como deputada federal (2015-18 e 2019-22), Leandre Dal Ponte foi reeleita mais uma vez em 2022, pelo PSD. Mas agora em 2023 o desafio se apresentou de outra forma: ela assumiu a nova Secretaria Estadual da Mulher e Igualdade Racial. E na semana passada, passou pela região, indo até Mangueirinha, nas comemorações ao Dia do Índio. E teve um tempinho para passar no Jornal de Beltrão. Leandre estava acompanhada do vereador Oberdan Saretta (PSDB) e da amiga Jovelina Chaves. “Agradeço o governador Ratinho Júnior por ter me confiado essa secretaria, estamos começando do zero, e estamos trabalhando muito”, disse. E já antecipou uma novidade: a pasta vai incorporar também a política estadual das pessoas idosas (o projeto já foi aprovado pela Assembleia Legislativa). Ótimo, porque esses assuntos são parte integrante da luta e do trabalho parlamentar dela: é sua a mobilização pela casa da Mulher Brasileira e também para que as administrações municipais invistam para uma qualidade de vida para a pessoa idosa — e possam ganhar o selo de Cidade Amiga do Idoso. O vereador Oberdan também trabalha nessas causas. “A Leandre é minha inspiração política, tenho muita confiança nela, é um modelo para mim”, declarou.

Em Beltrão, nova secretaria recebeu os parabéns de Leandre

“A criação da Secretaria da Mulher e Igualdade Racial foi um grande avanço para o Paraná. Precisamos desenvolver políticas públicas que mudem a vida das pessoas e, para isso, é necessário ter orçamento”, disse Leandre. E começa a ter. O Fundo Estadual dos Direitos da Mulher, sancionado pelo governador, foi aprovado pela Assembleia Legislativa e é administrado pela pasta. O objetivo é garantir suporte financeiro ao planejamento, implantação, execução de planos, programas e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres. E em Beltrão, neste ano também tem uma nova estrutura para a mulher, a Secretaria da Mulher, Trabalho e Bem-Estar, sob a responsabilidade de Flaviana Tubin. “Fiquei muito feliz com o prefeito Cleber que criou essa secretaria, dei os parabens para a sua administração”, destacou Leandre, elogiando também a escolha da Flaviana como a titular.

Trabalho baseado no diálogo

Leandre reiterou que através do diálogo é possível se chegar a bons resultados. “As pessoas podem pensar diferente, mas é preciso buscar o entendimento, a sociedade está cansada dessa polarização que se vê em alguns momentos, queremos mais harmonia. Veja no Paraná, o governador construiu uma grande base de apoio na sociedade, somos o Estado mais inovador, temos o melhor Ideb [Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico] do Brasil”, enumerou Leandre.

Emendas para entidades de Beltrão

Oberdan destaca que muitas emendas da deputada Leandre estão presentes em várias instituições e comunidades de Beltrão — como na Mão Amiga, na Apae, campus da UTFPR, recursos para a Linha Macagnan  para a localidade do Rio Tuna, para a sede da Associação de Policiais Militares, entre outros pontos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques